segunda-feira , 25 novembro 2024
Home Saúde Buritama inicia Programa de Saúde na Escola
Saúde

Buritama inicia Programa de Saúde na Escola

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento Municipal de Saúde, em parceria com o Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e a ESF (Estratégia de Saúde da Família) iniciaram nas quatro escolas municipais o Programa de Saúde na Escola do Governo do Estado de São Paulo. O projeto começou há quatro anos e conta com assistente social, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico e enfermeiras.

A ação acontece entre os meses de março a abril e conta com avaliação antropométrica, pressão arterial, acuidade visual e verifica-se a carteira de vacinação. Caso alguma vacina esteja atrasada, os pais serão avisados. O projeto também realizará palestras sobre bullying, alimentação saudável, drogas, promoção da cultura de paz e direitos humanos, importância da atividade física e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Segundo a coordenadora do Nasf, Jucélia Conceição de Andrade Cândido, o projeto contribui para a formação integral dos estudantes, por meio da promoção, prevenção e atenção à saúde. “As visitas buscam combater questões de saúde que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes da rede pública de ensino e também procura conscientizar sobre problemas atuais que são abordados nas palestras”, disse.

A coordenadora explicou que os exames nas escolas contribuirão para a melhora da saúde das crianças. A avaliação antropométrica inclui análise do peso e altura e cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). Tendo alteração, o aluno será acompanhado para a nutricionista. “O objetivo é diagnosticar possíveis alterações como obesidade, sobrepeso, desnutrição, hipertensão, distúrbios visuais, entre outros” comentou a nutricionista Francis Marta Dorte Rosante que acrescentou “o resultado interfere na merenda escolar, pois através dele, procuro adaptar o cardápio de acordo com os resultados obtidos”.

Durante a acuidade visual, a tabela Snellen deve verificar se o aluno tem miopia por exemplo, se houver dificuldade no exame, os pais vão receber encaminhamento para o oftalmologista. “Devido as alterações encontradas durante os exames, foram criados grupos de orientação e este trabalho também acontece nas escolas, nos postos de saúde e no Departamento Municipal de saúde”, explicou.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”6466,6467,6468,6469,6470,6471″ img_size=”full” title=”Programa Saúde na Escola”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

destaqueSaúde

Buritama realiza Dia D de vacinação contra poliomielite e gripe

O Departamento de Saúde realiza neste sábado (8), o Dia D de...

destaqueSaúde

Saúde realiza trabalho educativo em escolas para combater a dengue

Mesmo durante o período de estiagem, os casos de dengue estão aumentando...

destaqueSaúde

Campanha contra gripe tem Dia D neste sábado

Para reforçar a campanha nacional contra a gripe, o Governo do Município...

destaqueSaúde

Confira quem pode receber a vacina da gripe nos postos de imunização de Buritama; ‘Dia D’ será realizado em 13 de abril

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) teve início oficial...

Tamanho da fonte