[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Fundo Social de Solidariedade de Buritama iniciou na quinta-feira (15) curso gratuito “Mamãe Bebê Social” para gestantes do município. O Programa qualifica um grupo formado por 25 mulheres grávidas de qualquer estado civil que se encontram preferencialmente até o sexto mês gestacional pertencente a famílias carentes, de baixa renda, beneficiárias ou não de programas sociais, sendo prioritariamente pré-adolescentes e adolescentes grávidas com idades inferiores a 18 anos.
Estão previstos nove encontros com aulas teóricas e práticas até o final do curso, marcado para o dia em 24 de maio. O programa está previsto para atender 50 gestantes, divididas por semestre. As palestras são ministradas por uma equipe formada por psicólogo, nutricionista, assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo e médicos.
Todas as quintas-feiras, elas vão ao Fundo, onde, das 13h às 16h, recebem informações sobre vínculo afetivo, drogas e vícios na gestação, alimentação, métodos contraceptivos, trabalho de parto, acolhimento no parto, cuidados com o bebê e amamentação. O projeto disponibiliza também para as gestantes e os familiares a possibilidade de consultoria com assistentes sociais e psicólogas do Departamento Municipal de Assistência Social e do Departamento Municipal de Saúde. O objetivo é acolher, orientar e tirar dúvidas sobre o período da gestação, até o nascimento do bebê.
Para cada aula assistida e atividade feita, as gestantes vão ganhar um cartão intitulado “bônus Mamãe Bebê Social” e no final do curso serão trocados pelo enxoval do bebê no bazar solidário, na sede do Fundo Social. O kit entregue no último encontro contará com cinco fraldas, quatro cueiros, uma tolha de banho, um cobertor de lã, um macacão, um body, um mijão, uma toalha de boca, uma sacola, 10 fraldas descartáveis e meias de sapatinhos.
“Acreditamos no resultado positivo do projeto, em que as gestantes passam a fazer também em suas residências as peças do enxoval, após receberem as instruções para a confecção, enquanto participam das atividades antes do parto”, explicou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Sirley Zacarias dos Santos.
Para a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, o curso busca orientar as futuras mães sobre o período de gestação, parto, puerpério e os cuidados ao recém-nascido. Ela disse ainda que o projeto deseja acolher e ouvir cada participante para detectar situações de violação de direitos, elaboração de projetos pessoais, trabalhar a autoestima e entender quais são as necessidades e interesses para assegurar o desenvolvimento das relações de afetividade e fortalecimento do convívio familiar.
“Desejamos fazer com que as mulheres compreendam o seu papel na educação de seus filhos, no caminho do bem e na harmonia de seus lares compartilhada na troca de experiências e desenvolvimento de habilidades permitindo um parto com dignidade, em igualdade de condições com outras mães ao cooperar com algumas peças do enxoval do bebê”, disse a diretora.
Segundo Gislaine, a gravidez é um momento na vida da mulher que envolve questões na ordem biológica, social, econômica, afetiva, sexual, cultural, espiritual, entre outras, que são abordadas durante as palestras. “Tal fato requer que se estabeleçam ações socioeducativas (saúde, educação, assistência), de modo a criar um espaço para a mulher falar de suas ansiedades, esclarecerem dúvidas sobre seu estado, conversar sobre seu papel de mãe, além de obter informações que possam ajudá-las a lidar com as transformações do seu corpo em razão da gravidez”, finalizou.
O Fundo Social de Solidariedade está localizado na rua Marechal Deodoro, 755, Livramento. O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações: (18) 3691-1535.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”6516,6517″ img_size=”full” title=”Curso para gestantes”][/vc_column][/vc_row]