Funcionários da Divisão de Vigilâncias e da Santa Casa de Misericórdia São Francisco participaram do treinamento para o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). A palestrante e diretora técnica de saúde Márcia Corrêa de Araújo abordou a aplicação da RDC 36/2013 (resolução). O debate também apresentou informações de roteiros de inspeção e segurança do paciente, com o objetivo de reduzir, ao mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.
O PNSP foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos do território nacional. A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde.
Segundo o coordenador da Divisão de Vigilâncias, Luiz Carlos Dias, o desenvolvimento de estratégias para a segurança do paciente depende do conhecimento e do cumprimento do conjunto de normas e regulamentos que regem o funcionamento dos estabelecimentos de saúde. “Com a elaboração de planos locais voltados para a segurança do paciente, será possível obter o monitoramento para criar uma política para a utilização de ações de prevenção com base nas diretrizes clínicas”, finalizou.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação