Um projeto pioneiro na escola Maria do Carmo transforma garrafas pets recolhidas pelos alunos em puffs. A ideia mobilizou professores, estudantes e pais e a iniciativa está ligada diretamente à educação ambiental. A produção acontece durante o período de aula e envolve mais de 320 alunos, do 1º ao 5º ano. Após a confecção, a unidade realizará uma exposição e doará os puffs para o asilo São Camilo de Leles.
A meta do projeto educativo e artístico é estimular a conscientização ambiental nos alunos e na comunidade, além de fortalecer a cidadania. Os professores trabalham o conteúdo em sala de aula e objetivo é mostrar que a reciclagem contribui para preservar a fauna e flora. A escola deseja transformar a criançada em agentes multiplicadores e incentivar os moradores a aderirem projetos ambientais.
Segundo a diretora da escola Maria do Carmo, Marines Aparecida dos Santos Farina, o primeiro passo do projeto é sensibilizar os alunos sobre a preservação do meio ambiente. Ela disse também que é preciso identificar as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas e extinção de animais. Outros pontos importantes citados foram o descarte correto dos produtos e a reciclagem.
“É de suma importância a conscientização da preservação do meio ambiente para a nossa vida e de todos os seres vivos. Afinal, vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros”, explicou ao dizer que objetivo é resgatar o espírito solidário e garantir às próximas gerações um ambiente limpo e saudável.
Os educadores produziram textos para serem trabalhados na sala de aula e organizaram debates sobre a preservação do meio ambiente. Foram organizados cartazes, leitura de histórias, exibição de filmes e apresentação de músicas. A confecção dos puffs acontece durante o mês de setembro. Em outubro, os produtos criados serão decorados, no mês seguinte, os puffs serão doados.
Marines disse que o projeto quer expor aos alunos que a reciclagem contribui para preservar rios, riachos, parques, praças. “Queremos mostrar para as crianças que através da reciclagem estaremos retirando lixo da natureza e contribuindo para a redução do aquecimento global”, finalizou.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa