O município para conseguir o título de estância turística concedido pelo Governo do estado de São Paulo precisa apresentar requisitos como lazer, recreação, recursos naturais e culturais. Com o objetivo de receber recursos estaduais, o Governo do Município de Buritama realizou na quarta-feira, 15, encontro com artesãos e profissionais da alimentação.
O diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Antonio Luiz Pelegrini e a diretora de Cultura, Luciene Santos Cândido, representaram a administração e durante o encontro foram debatidos temas tais como a feira do artesanato na prainha e na praça com show, Casa do Artesão, participação em eventos estaduais como a Meta Artesanal São Paulo que acontece de 11 a 17 de julho, carteira nacional da Sutaco, entre outros.
De acordo com Pelegrini, o objetivo da reunião foi o primeiro passo no sentido de se instalar uma exposição com produtos artesanais preparados por membros da comunidade, não apenas visando geração de renda para os artesãos, mas também para divulgar o nome da cidade em seus produtos.
Várias ideias foram apresentadas, como as listadas acima, incluindo a sugestão da instalação da feira em uma tenda que abrigasse todos os artesãos ou com tendas individuais, com desenhos que lembrassem nossos pontos turísticos.
Foram apresentados modelos de tendas que são utilizadas em outras cidades, os quais foram bem recebidos, mas os artesãos acreditam que a ideia somente será viável economicamente se houver apoio logístico (infraestrutura e transporte) e financeiro da Prefeitura para aquisição dos equipamentos.
O Sr. Pelegrini enfatizou ainda que esta ideia deve fazer parte de um projeto global de turismo para a cidade, incluindo a revitalização da prainha, distribuição de folders com as atrações turísticas da cidade, a disponibilização de transporte turístico que trouxesse os frequentadores da prainha para a cidade, oferecendo a eles atrativos na praça principal, principalmente nos finais de semana.
Foram indicados cinco representantes dos artesãos que poderão fazer parte da Diretoria da Associação dos Artesãos de Buritama, os quais em parceria com a municipalidade estarão desenvolvendo o projeto, apresentando-o e buscando apoio do Prefeito Rodrigo.
O Sr. Pelegrini reafirmou o compromisso da Prefeitura em incentivar o turismo local, sendo a feira de artesanato um dos principais motivadores para que se crie o hábito do turista visitar o centro da cidade ou se interesse em adquirir estes produtos dos artesãos locais na própria prainha.
Para a artesã, Ednes Moraes de Castro Yamasaki, a reunião foi o primeiro passo para a criação da feira. “Como artesã sempre busquei apoio que pudesse incentivar e oferecer estrutura física, muito se falou no passado das ideias, mas nada foi executado, entretanto, saio da reunião otimista de poder ter a feira de artesanato, seja pelo menos uma vez por mês e em datas comemorativas”, ao afirmar que parabeniza a administração pela inciativa.
Segundo o Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a parceria para a criação de projeto para atender os interesses dos artesãos e de profissionais da alimentação é fundamental para a gestão. “Nosso desejo é garantir que todos os profissionais tenham condições de expor seus objetos e produtos alimentícios, de forma que a infraestrutura seja a garantia para ótimas vendas”, finaliza o prefeito Rodrigo.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa