A diretora municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Gislaine Murakami Rodrigues, a primeira-dama Sirley Zacarias dos Santos, a coordenadora do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Camila Sampaio Stella e o prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, participaram de reunião em Araçatuba, com a diretora-técnica da DRADS (Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social) Martha Helena Pimenta.
O programa Criança Feliz tem por objetivo acompanhar a gestante e a criança de 0 a 6 anos em programas da saúde da família. A assistência social participa por entrar nos critérios de elegibilidade de programas de benefício como BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Bolsa Família, atendendo ainda àquelas afastadas da família. É um programa com ações executadas na proteção social básica voltado ao CRAS, dentro do PAIF (Proteção e Atenção Integral à Família).
Coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, o programa articula ações das políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos, entre outras, tendo como fundamento a Lei nº 13.257, de 08 de março de 2016 – Marco Legal da Primeira Infância. Em julho acontece capacitação em São José do Rio Preto sobre o programa Criança Feliz.
“A importância deste programa refere-se a um trabalho de prevenção, promoção e desenvolvimento integral das gestantes e crianças na primeira infância, considerando a família e seu contexto de vida”, explica Gislaine, ao salientar que o programa prioriza a base familiar. “Sendo um programa de caráter intersetorial, envolve o acompanhamento, além do social, inclui outras políticas como a educação, saúde, cultura, lazer e direitos humanos”, finaliza.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação