[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Assistência Social de Buritama realizaram na segunda-feira, 26, no Centro Cultural, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Participaram representantes de entidades da sociedade civil, usuários, representantes governamentais e conselhos. O evento contou com a presença da Assistente Social de Ilha Solteira Roseli Carneiro Domingos dos Santos, que fez a apresentação da Carta Magna, e realizou palestra e discussão sobre o tema da conferência.
A Conferência é um espaço de debate coletivo, onde governo e sociedade civil têm a oportunidade de participar, discutir e avaliar a política pública, sendo parte de um amplo processo de diálogo e democratização da gestão pública, com a finalidade de definir as prioridades de ações para os próximos anos nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Os eixos discutidos foram a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transparência de renda, como garantias de direitos socioassistenciais e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Para a diretora do Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, o tema é de grande interesse a todos os usuários do Sistema Único da Assistência Social. “Tem por objetivo o debate da garantia dos seus direitos, fortalecendo a política pública de assistência social. Agradeço à minha equipe, aos presentes e a todos que trabalham com a política de assistência social. Quero agradecer aos representantes da sociedade civil, trabalhadores da assistência social, representantes do sindicato, aos usuários, enfim, a todos que contribuíram com a conferência”, disse.
Segundo Rodrigues, a conferência é o espaço onde o cidadão tem a oportunidade de participar, juntamente com representantes do governo e das entidades ligadas diretamente à assistência social. São instâncias máximas de deliberação das políticas de assistência social, onde a participação democrática e controle social são ampliados. “É um momento que podemos colocar nossa opinião, discutindo, debatendo, para chegar a uma conclusão visando melhor política de âmbito local. Que possamos construir de acordo com nossos desafios e nossas dificuldades para a Política de Assistência Social”, afirmou.
A primeira-dama, Sirley Zacarias dos Santos, enfatizou a necessidade de se debater o tema em conjunto para a melhoria da assistência social. “A presença de todos foi de extrema importância para que os eixos pudessem ser debatidos em grupo”, ao dizer que as propostas escolhidas pelo público seguem para a conferência estadual.
De acordo com o Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a conferência é um meio de comunicação para debater melhorias para a assistência social. “O público teve a oportunidade de debater e aprovar as ações para a Política Municipal de Assistência Social. Queremos também contribuir para uma sociedade mais justa, chegar muito próximo da excelência no atendimento, trabalhar mais para que as pessoas possam se sentir satisfeitas. Queremos trabalhar mais e buscar mais recursos para a nossa cidade. Queremos trabalhar juntos, discutir juntos, para ver o que podemos e devemos melhorar para o município de Buritama”, finalizou.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”3075,3076,3077,3078,3079,3080,3081,3082,3083,3084″ img_size=”full” title=”Conferência da Assistência Social”][/vc_column][/vc_row]