quinta-feira , 23 janeiro 2025
Home Saúde Academia da Saúde de Buritama realiza treinamento funcional à noite
Saúde

Academia da Saúde de Buritama realiza treinamento funcional à noite

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A combinação entre a prática do treinamento funcional e a qualidade de vida animam os alunos da Academia da Saúde de Buritama. O prazer pela atividade física superou até o frio feito durante a semana em todo país. O local recebe diariamente entre 30 a 40 pessoas interessadas em prevenir doenças e envelhecer com saúde.

Outra novidade são os treinamentos à noite. A meta é atender o público que não pode frequentar a academia durante o dia. O local foi inaugurado no dia 26 de maio e foram investidos recursos próprios, deste ano, em paisagismo, pintura, aquisição de equipamentos, iluminação, bebedouro, além da instalação da rede de água, energia elétrica e esgoto.

Segundo o professor de Educação Física e responsável pelas atividades, Marcelo Soares de Oliveira (CREF 065840/G-SP), os cuidados para fazer o treinamento noturno consiste em ter atenção, concentração e beber muita água. Ele disse que todas as pessoas com idade acima de 16 anos podem participar da academia.

“O treinamento funcional consiste na prática de exercícios que respeitem os movimentos naturais do corpo: agachar, empurrar, girar, pular e correr. Combinado com outras variações em meio aos treinos regulares, os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados. Os exercícios são executados nos planos baixo, médio e alto, tanto vertical quanto horizontalmente”, completa.

Soares explicou que, conforme a evolução do indivíduo, são inseridos acessórios e aparelhos para aumentar os benefícios. “A base dos movimentos naturais é o peso do próprio corpo, diferente da musculação que trabalha uma região em cada aparelho, este tipo de atividade exercita os músculos de forma simétrica durante toda a aula”, diz.

Para o professor, o treinamento funcional melhora a coordenação, o equilíbrio, a força e a resistência de todos os membros. Contribui para definir do corpo, aumenta o desempenho no treino e reduz lesões degenerativas e dores. “O treino funcional apresenta resultados mais rápidos por conta das diversas áreas em que um mesmo exercício pode trabalhar simultaneamente. Durante esse treino, o sistema neuromotor (pernas e braços trabalhados ao mesmo tempo) é mais utilizado, gastando mais calorias do que no treino convencional”, finaliza.

A academia, de acordo com o diretor municipal de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, é voltada para ações de promoção à saúde e melhora da qualidade de vida. O local funciona ao lado do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). “Todas essas vertentes também ajudam na manutenção da saúde e a qualidade de vida e com as atividades físicas queremos estimular a participação ativa da população, o que deve gerar um envelhecimento com saúde”, afirma.

A Academia da Saúde está localizada na Rua Arino Della Coletta, no bairro residencial Cidade Nova II.

Horários dos treinos funcionais

Segunda: 7h30.

Terça: caminhada às 7h com saída da 3ª idade e funcional às 18h.

Quarta: 7h30 e às 18h funcional.

Quinta: caminhada às 7h com saída da 3ª idade e funcional às 18h.

Sexta: 7h30 funcional.

Texto: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa e Marcelo Soares de Oliveira[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”3334,3335,3336,3337″ img_size=”full” title=”Academia da Saúde”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

destaqueSaúdeSaude e bem estar

Governo do Município inaugura Pronto Atendimento em UBS III.

O Governo de Buritama inaugurou nesta Segunda-feira (06) o novo Pronto Atendimento,...

destaqueSaúde

Ritinha Prates entrega 20 cadeiras de rodas e banho para moradores

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV Ritinha Prates de Araçatuba entregou,...

destaqueSaúde

Buritama realiza Dia D de vacinação contra poliomielite e gripe

O Departamento de Saúde realiza neste sábado (8), o Dia D de...

destaqueSaúde

Saúde realiza trabalho educativo em escolas para combater a dengue

Mesmo durante o período de estiagem, os casos de dengue estão aumentando...

Tamanho da fonte