A diretora municipal de Habitação, Daniela Teixeira Carvalho, participou hoje, 19, em São Paulo, de reunião com o secretário-executivo, Germano Seara Filho, do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente). Durante o encontro, temas como políticas voltadas ao meio ambiente, a importância do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), as câmaras regionais como o Baixo Tietê e a apresentação do órgão estadual foram discutidos entre os participantes.
Daniela disse que é possível solicitar capacitação na CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para criar ações favoráveis ao meio ambiente. “Dos 645 municípios do Estado, pouco mais de 60 possuem o Condema e estão trabalhando realmente preocupados com o meio ambiente”, finaliza ao concluir que poucas cidades estão engajadas para contribuir positivamente ao tema.
Município Verde Azul
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.
As ações propostas compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação