[vc_row][vc_column][vc_column_text]A equipe da Divisão das Vigilâncias iniciou na segunda-feira (25), no bairro Benedito Garcia, ação de prevenção e controle de fauna sinantrópica (animais que se adaptaram ao convívio humano). O trabalho de controle de escorpiões acontece à noite, entre 18h30 às 20h30, nos PVs (Poços de Visitas). A ação é feita em parceria com o SAAEMB (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama) e a meta é avaliar para realizar tratamento na rede de esgoto e alteração no meio ambiente para o controle.
O coordenador da Divisão das Vigilâncias, Luiz Carlos Dias, disse que a população precisa colaborar para o controle de escorpiões no município. “Não jogar resto de comidas e entulhos em terrenos, não jogar folhas e lixo nos bueiros. É preciso também fazer rodízio de materiais como tijolos, telhas e outros objetos que permanecem por muito tempo no mesmo local, isso destrói os abrigos dos escorpiões e seus alimentos que são os insetos”, explica.
Luiz acrescentou que essas estratégias de controle voltadas a prevenção reduz o número de acidentes de escorpiões no município. “O problema está associado ao crescimento desordenado de centros urbanos que propiciam condições cada vez mais favoráveis à proliferação desses animais, através do aumento das condições de abrigo ou alimentos nas áreas urbanas, como também pela dificuldade na implantação de programas preventivos junto à população”, informa.
Prevenção
A primeira ação realizada no município foram as visitas com monitoramento e mapeamento dos lotes em situações irregulares que possam servir de abrigo dos animais, onde os proprietários foram notificações para regularizar e destruir os abrigos dos escorpiões. Também foram feitas visitas com preenchimento de roteiro e coletas de escorpiões, orientações aos proprietários dos imóveis e área de construções, recomendações ao morador de como evitar e dificultar o aparecimento dos escorpiões.
Confira abaixo as principais medidas de prevenção contra o aparecimento de escorpiões:
Telar ralos nas áreas internas e externas;
Vedar frestas nas paredes, janelas, portas e pisos;
Instalar tampa em pontos de luz e caixas de fiação;
Rebocar paredes e muros;
Limpar e organizar deposito de materiais;
Controlar a presença de baratas e outros insetos;
Acondicionar bem alimentos e lixo;
Providenciar limpeza de terrenos, quintais e jardim;
Recompor tampas de caixas de gorduras e de passagem;
Retirar entulhos, pedras, madeira ou tijolos acumulados. Fonte: Manual de Controle de Escorpiões
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”4375,4376,4377,4378,4379,4380,4381,4382,4383″ img_size=”full” title=”Prevenção e combate aos escorpiões”][/vc_column][/vc_row]