[vc_row][vc_column][vc_column_text]A EMEF (Escola Municipal de Ensino Infantil) Maria do Carmo realizou na quarta-feira (4), formatura de 64 alunos pelo PROERD (Programa de Resistência às Drogas e a Violência). O objetivo do programa é prevenir o uso e abuso de drogas. São realizadas orientações sobre os efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam lícitas ou ilícitas durante três meses.
Os alunos do 5º ano são inseridos em ações preventivas e o conteúdo aplicado é feito de forma dinâmica e divertida. São oferecidas atividades interativas em grupo e aprendizado cooperativo. O programa busca estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida como autoconhecimento, autogerenciamento, tomada de decisão, relacionamento interpessoal, habilidade para lidar com desafios e responsabilidades.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Ana Paula Mendes, o programa se destina a evitar que crianças e adolescentes, em fase escolar, iniciem o uso de drogas. “O objetivo é ensinar às crianças a tomarem decisões seguras e responsáveis. Eles serão capazes de fazer escolhas saudáveis, não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos da vida”, comenta ao salientar que durante o período letivo os professores vêm mudança no comportamento dos alunos.
Durante o programa, os alunos recebem conteúdo para estudar as 10 lições, apresentadas entre 45 a 60 minutos, ministradas, obrigatoriamente, por um Policial Militar fardado
Os conceitos das lições são: responsabilidade, tomada de decisão, informações sobre drogas, riscos e consequências, pressão dos colegas, tensão, comunicação confiante, comunicação não verbal, escuta enfática, bullying, ajudando os outros e obtendo ajuda.
Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: J Gonçalves
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”4456,4457,4458,4459,4460,4461,4462,4463″ img_size=”full” title=”Proerd – Formatura”][/vc_column][/vc_row]