segunda-feira , 23 dezembro 2024
Home Administração O Governo do Município esclarece o aparecimento de uma cobra não peçonhenta (jiboia) na escola do Livramento
Administração

O Governo do Município esclarece o aparecimento de uma cobra não peçonhenta (jiboia) na escola do Livramento

Conforme foi publicado na edição de quarta-feira, dia 19, na Folha da Região, matéria com o título: “Cobra é encontrada em banheiro de escola”, o Governo do Município de Buritama quer esclarecer uma informação errônea da matéria quando foi dito: “…Ninguém foi mordido pelo animal, mas a presença dele causou pânico em alunos e funcionários”. A informação correta é que os alunos não viram o réptil, ou seja, eles estavam nas salas de aula. Somente funcionários e professores viram a cobra. A escola acionou a Zoonose e funcionários foram até o local para fazer a retirada do animal e realizar vistoria no local.

O Governo do Município de Buritama tem tomado todas as providências, desde o aparecimento do escorpião na Emef Nossa Senhora do Divino Livramento. Diante do aparecimento do escorpião, a Vigilância Sanitária foi comunicada do fato, onde foi feito uma vistoria geral no local, verificando-se a necessidade de alguns reparos e retiradas de materiais inservíveis através do Departamento de Patrimônio e orientação para a diretora, para que organizasse armários e mesas de forma que possa ser realizado vistoria todo dia. Diante da fiscalização realizada de imediato foi reforçado a limpeza e o recolhimento de folhas.

Diante do comunicado do aparecimento da cobra para a Divisão da Vigilância foi deslocado funcionários da Zoonose para averiguar e capturar o animal. O réptil foi capturado, fotografado e solto na beira do rio Palmeirinha, onde um funcionário gravou a soltura do referido animal, para que não houvesse dúvidas quanto a maus- tratos, diante do referido aparecimento, realizou novamente vistoria e não foi possível detectar as procedências do réptil não peçonhento, pois se tratava de uma jiboia, de aproximadamente de 1 metro. Não houve ocorrência de acidentes.

A engenheira do Departamento de Engenharia, Obras e Serviços, Bruna de Mello Trindade, informou que foram feitas melhorias, entre elas, reparo na caixa e tampa de esgoto, foi colocado ralos com tampa, arrumou-se os buracos nas calçadas e os trincos das paredes, foram retirados vários materiais em desuso. Para o Governo do Município o aparecimento da cobra causou estranheza por se tratar de um bairro residencial, não havendo por perto nenhum lago ou área verde que possa justificar o aparecimento do animal.

Conforme a Vigilância Sanitária (VISA), desde o aparecimento do escorpião na Emef Nossa Senhora do Divino Livramento, o caso está sendo acompanhado pela diretora da escola, inclusive, tem sido apresentado fotos comprovando as adequações.

A VISA confirmou que as melhorias foram feitas e todas as medidas foram tomadas, com base nas normas sanitárias e que há acompanhamento por ser um imóvel especial, de acordo com as normas da SUCEN, onde é realizado vistoria a cada 30 dias.

O Governo do Município de Buritama irá abrir uma sindicância para averiguar o aparecimento da cobra na unidade escolar, inclusive as imagens do sistema de monitoramento já estão sendo analisadas.

Texto e arte: Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Related Articles

Administraçãodestaque

Governo do Município inaugura Centro de Integração da Cidadania

O Governo do Município de Buritama inaugurou nesta segunda-feira (16), o Centro...

Administraçãodestaque

Governo do Município adere Projeto SEI Cidades-SP

O Governo do Município avança nas ações de transparência e sustentabilidade, aderiu...

Administraçãodestaque

Jovens que completam 18 anos em 2024 devem fazer o alistamento militar até 30 de junho, em Buritama

Jovens que completam 18 anos em 2024 devem realizar o alistamento militar...

Administraçãodestaque

Governo do Município assina convênio para construção de ponte em estrada rural

O prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos assinou na terça-feira (2), convênio com...

Tamanho da fonte