[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento de Saúde, por meio da Divisão das Vigilâncias, e dos setores da Vigilância Epidemiológica, agente comunitários de saúde, NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e Departamento da Educação, promoveram a Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes aegypti realizada de 23 a 27 de outubro. A ação aconteceu na educação, assistência social e saúde de Buritama.
De acordo com o coordenador da Divisão das Vigilâncias, Luiz Carlos Dias, a prevenção é a melhor forma de combater a dengue, a zika e a chikungunya, doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. No Sábado (21), agentes comunitários, enfermeiros e servidores, realizaram visita domiciliar em vários pontos da cidade, para mobilizar e sensibilizar a comunidade para eliminar focos do Aedes aegypti.
O coordenador citou também que foram confeccionados panfletos e instalado dois painéis em ponto de maior fluxo de pessoas, no supermercado e na praça central, com informações educativas de prevenção.
“Não podemos relaxar e precisamos da colaboração da população, já que a melhor maneira de acabar com o transmissor é estando sempre atento e tomar as devidas precauções. O objetivo da campanha é alertar as pessoas antes da chegada do verão. É neste período que ocorre maior reprodução do mosquito, já que aumenta o volume de chuvas”, completa.
ORIENTAÇÕES
Tampar bem a caixa de água;
Trocar a água de animais de estimação ao menos três vezes por semana;
Não deixar lixo jogado;
Limpar as calhas de água;
Limpar as piscinas;
Colocar areia nos pratos de plantas;
Trocar a água das bromélias com um jato de água forte ao menos duas vezes por semana.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”4702,4703,4704″ img_size=”full” title=”Ação de prevenção ao mosquito Aedes aegypti “][/vc_column][/vc_row]