O Departamento de Saúde realiza no período de 25 de novembro (sábado) a 1 de dezembro, nas UBS III (Unidades Básicas de Saúde) Jaime Pinto Cunha (central), das 7h às 19h, e na unidade Nicola Lavechia, das 7h às 17h, a campanha “Fique Sabendo”. Os testes são realizados através da coleta de uma gotinha de sangue do dedo. São gratuitos e não requerem jejum. O resultado é entregue no mesmo dia. Neste sábado, dia 25, o atendimento será das 8h às 12h.
A Aids é uma doença que ainda não tem cura, mas de acordo com médicos, é possível manter a qualidade de vida por um longo tempo se o diagnóstico por infecção de HIV for precoce e o tratamento começar cedo.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mirlene Cristina de Freitas Garcia, o objetivo da campanha é incentivar a realização de testes de HIV e Sífilis. A meta é auxiliar a detecção precoce da doença para iniciar o tratamento logo no começo. O município disponibiliza tratamento e acompanhamento aos pacientes portadores do HIV. Explicou também que no dia serão disponibilizadas informações sobre doenças como a sífilis e AIDS.
“Todas as pessoas podem fazer o exame. Caso seja diagnosticado a doença, o tratamento inicia imediatamente e é gratuito. Além do coquetel de medicamentos, pacientes e familiares recebem apoio psicológico”, disse.
A enfermeira explicou que a campanha intitulada “Fique Sabendo” procura ampliar o número de pessoas com conhecimento do seu estado sorológico. “Vale ressaltar que o Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro, e devido à importância deste dia habitualmente todos usam uma fita simbolizando o dia com a cor vermelha”, finaliza.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa