O Departamento de Saúde, por meio da Divisão das Vigilâncias, pede a colaboração da população no combate à dengue, chikungunya, zika e febre amarela. É importante que cada morador faça sua parte e alerte o vizinho para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. O objetivo da campanha de conscientização é alertar as pessoas durante o verão. É neste período que ocorre maior reprodução do mosquito, já que aumenta o volume das chuvas.
De acordo com o coordenador da Divisão das Vigilâncias, Luiz Carlos Dias, a prevenção é a melhor forma de combater mosquito. Ele disse também que é importante os moradores receberem os agentes controladores de vetores e agentes comunitários de saúde. Os profissionais auxiliam na inspeção do terreno e orienta a evitar criadouros na residência.
“Não restam dúvidas que as campanhas para o combate ao mosquito transmissor da dengue devem passar, obrigatoriamente, pela conscientização da população e não somente com ações de limpeza pelo departamento público. Arrastões e outras medidas de eliminação de criadouros são essenciais, mas sem a colaboração da população não serão suficientes para conter o avanço da doença. É responsabilidade de cada munícipe cuidar do seu espaço”, explica.
O coordenador citou também que foram confeccionados panfletos e instalado dois painéis no ano passado em pontos de circulação de pessoas, contendo informações educativas de prevenção. Ainda informou que no mês de janeiro foi realizado ADL (Avaliação da Densidade Larvária) para calcular o Índice de Breteau que foi de 5,48%. “É muito preocupante, por isso solicitamos da população a colaboração, para baixar este índice”, finaliza.
ORIENTAÇÕES
Tampar bem a caixa de água;
Trocar a água de animais de estimação ao menos três vezes por semana;
Não deixar lixo jogado;
Limpar as calhas de água;
Limpar as piscinas;
Colocar areia nos pratos de plantas;
Trocar a água das bromélias com um jato de água forte ao menos duas vezes por semana.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa