[vc_row][vc_column][vc_column_text]O município de Buritama assinou convênio para renovar o programa ‘Atividade Delegada’. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores e já foi formalizado entre Governo do Município e o governo estadual. Permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folga. Os PMs podem trabalhar por, no máximo, 10 dias por mês e a carga horária não pode ultrapassar oito horas por dia, podendo fazer 10 escalas mensais.
O projeto cria a gratificação por desempenho de atividade delegada a ser paga aos policiais militares para exercerem trabalho na cidade. O convênio é uma parceria entre o município e a SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) e tem duração de três anos e pode ser prorrogado por mais dois anos. O convênio foi assinado na última sexta-feira (16), no valor de R$ 692.789,76.
De acordo com o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, os policiais militares inseridos no programa atuam fardados e com viatura. “Com o início deste projeto, podemos ver a redução dos índices de criminalidade, os moradores poderão se sentir mais seguros, além de beneficiar o policial que vai melhorar sua remuneração”, disse ao acrescentar que “o profissional também atuará fardado, sob o comando da polícia e totalmente dentro da lei”, explicou.
Segundo o sargento Alexandre Mendes, o Governo do Município paga as horas trabalhadas dos policiais e a PM entra com toda infraestrutura e logística. A ação garante o aumento de viaturas nas ruas. “A Atividade Delegada teve início em 2013 e terá 120 policiais mensais distribuídos em escalas”, disse e concluiu “o aumento no número de policiais nas ruas, garante mais segurança para a população”, reforçou.
O sargento explicou que o programa contribui para diminuir a criminalidade na cidade por causa do aumento do número de viaturas nas ruas. Na região de Araçatuba, somente Buritama e Andradina implantaram este projeto.
De acordo com Mendes, os índices criminais tiveram uma redução em mais de 60% de furtos, inclui veículos, roubos, tráfico de drogas, entre outras ocorrências. “Devido ao fato do aumento de viaturas e policiais nas ruas, deixando evidente o aumento de ações preventivas no combate à criminalidade”, elencou. Ele concluiu que a Atividade Delegada é uma ação para ter mais PMs em atividade, o que garante a segurança aos moradores.
Atividade Delegada
O projeto começou em 2009, em São Paulo, e contribui para aumentar o efetivo de segurança, reduz a violência e melhora a segurança da população. Os trabalhos são semelhantes as funções realizadas no dia a dia pelos policiais. A ação deve reforçar o combate às ocorrências, fortalecer a fiscalização no comércio, agir contra a perturbação do sossego, entre outras funções que garantem a segurança pública.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”6209,6210″ img_size=”full” title=”Atividade Delegada”][/vc_column][/vc_row]