O Departamento Municipal de Saúde, em parceria com o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e a ESF (Estratégia de Saúde da Família), iniciaram hoje (27), na Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Odete Feroldi, teste de acuidade visual nos alunos. O exame acontece na rede municipal de ensino e o objetivo é diagnosticar crianças com dificuldades para ler. Os estudantes poderão ser encaminhados para oftalmologistas para outros exames, caso seja encontrado alguma dificuldade no teste.
O projeto Saúde na Escola do Governo do Estado de São Paulo iniciou há quatro anos e conta com assistente social, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico e enfermeiras. Os profissionais já realizaram avaliação antropométrica, pressão arterial e foram verificadas as carteiras de vacinação dos alunos. A ação acontece entre os meses de março e abril. O projeto também realiza palestras sobre bullying, alimentação saudável, drogas, promoção da cultura de paz e direitos humanos, importância da atividade física e combate ao mosquito Aedes aegypti.
Segundo a coordenadora do Nasf, Jucélia Conceição de Andrade Cândido, o projeto contribui para a formação integral dos estudantes, por meio da promoção, prevenção e atenção à saúde. “As visitas buscam combater questões de saúde que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes da rede pública de ensino e também procura conscientizar sobre problemas atuais que são abordados nas palestras”, disse.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa