[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Fundo Social de Solidariedade, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, promove de 14 a 18 de maio, a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Hoje (15), o evento contou com a participação da professora e palestrante de Jales, Mariângela Manfrim. O tema apresentado foi “Família e abuso sexual” e contou com a participação do público inserido nos projetos sociais. A semana conta com o apoio do Governo do Município.
O debate apresentou indicadores para detectar sinais de abuso nas crianças como mudança de comportamento, proximidade excessiva, regressão por meio de comportamento infantil como fazer xixi na cama ou voltar a chupar o dedo, segredos por causa de ameaças de violência física ou chantagem, mudança de hábitos na escola ou dentro de casa, sexualidade apresentada em desenhos ou em brincadeiras, questões físicas como marcas no corpo e negligência da família.
Caso os pais identifiquem os indicadores listados, o melhor a fazer é procurar ajuda de um especialista para buscar orientação correta e dialogar com o filho. Em muitos casos, a criança fica envergonhada, acuada e se sente culpada. Entretanto, há situações que ela tenta contar, mas não é ouvida. “Converse com seu filho sempre. Esclarecimentos são importantes e a conscientização é fundamental dentro das famílias para se evitar estes problemas, de forma que o filho não se torne um abusador ou seja abusado”, frisou Mariângela.
De acordo com a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, a programação conta com palestras, distribuição de panfletos, vídeos de exibição nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), confecção de cartazes nas escolas estaduais, teatro infantil e adulto, passeata, apresentação da banda marcial da Polícia Militar de Araçatuba e de capoeira. “A semana quer mobilizar e conscientizar a população sobre a importância de se combater a exploração sexual em crianças e adolescentes, de forma que o público infantil seja multiplicador das informações e que consiga reagir diante deste grave problema”, explicou.
Segundo dados do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e do Sistema Único de Saúde, mais de 120 mil casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram registrados no país entre 2012 e 2015 – o equivalente a pelo menos três ataques por hora.
Programação
16/05 – Sessão de teatro infantil “O segredo de Léo”
8h / 13h – Local: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Livramento
15h30 / 16/30 – Local: Salão paroquial
17/05 – Peça teatral adulto “Pelo nosso amor”
8h30 – Distribuição de panfletos (Conselho Tutelar)
11h / 19h30 – Local: Salão paroquial
18/05 – Passeata de mobilização pela cidade
8h (início) – apresentação de capoeira, banda marcial da Polícia Militar e bate papo sobre o tema.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”7105″ img_size=”full” title=”Palestrante”][/vc_column][/vc_row]