[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Fundo Social de Solidariedade encerrou ontem (24) curso para gestantes do município. O programa ‘Mamãe Bebê Social’ atendeu 18 mulheres grávidas, entre adolescentes e jovens, e foi voltado principalmente para gestantes de baixa renda e de qualquer estado civil. O curso iniciou no dia 15 de março e teve nove encontros.
As palestras foram ministradas por uma equipe formada por enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, médicos e assistente social. Entre os temas abordados estão gravidez, parto, aleitamento materno, cuidados com o bebê, cuidados pós-parto e planejamento familiar.
O projeto disponibilizou para as gestantes e os familiares atendimento com assistentes sociais e psicólogas do Departamento Municipal de Assistência Social e do Departamento Municipal de Saúde. O objetivo foi acolher, orientar e tirar dúvidas sobre o período da gestação, até o nascimento do bebê.
“Acreditamos no resultado positivo do projeto, em que as gestantes passam a fazer também em suas residências as peças do enxoval, após receberem as instruções para a confecção, enquanto participam das atividades antes do parto”, explicou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Sirley Zacarias dos Santos.
Para a futura mamãe Miriã Josina dos Santos Silva, com 37 semanas de gestação, o curso possibilitou novos aprendizados. “Gostei. Aprendi muitas coisas que não sabia. Tirou minhas dúvidas, principalmente sobre amamentação e os primeiros cuidados com o bebê”, frisou. Já Sara Regina Martins Calixto, de 5 meses, o conteúdo esclareceu dúvidas. “É bem informativo. Aprendi muito com os palestrantes”, argumentou.
As futuras mamães também participaram do processo de confecção do enxoval. As peças foram costuradas por funcionárias e as gestantes adornaram fazendo bordados. O kit entregue no encerramento contou com cinco fraldas, quatro cueiros, uma tolha de banho, um cobertor de lã, um macacão, um body, um mijão, uma toalha de boca, uma sacola, 10 fraldas descartáveis, meias de sapatinhos, conjunto com escova e pente e uma banheira.
Para a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, o curso buscou orientar as futuras mães sobre o período de gestação, parto, puerpério e os cuidados ao recém-nascido. O programa busca também ouvir, acolher e detectar situações de violação de direitos e assegura o desenvolvimento das relações de afetividade e fortalecimento do convívio familiar.
“Desejamos fazer com que as mulheres compreendam o seu papel na educação de seus filhos, no caminho do bem e na harmonia de seus lares compartilhada na troca de experiências e desenvolvimento de habilidades permitindo um parto com dignidade, em igualdade de condições com outras mães ao cooperar com algumas peças do enxoval do bebê”, disse a diretora.
O Fundo Social de Solidariedade está localizado na rua Marechal Deodoro, 755, Livramento. O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações: (18) 3691-1535.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”7298,7299,7300,7301,7302,7303,7304,7305,7306,7307,7308,7309,7310,7311″ img_size=”full” title=”Curso de gestantes”][/vc_column][/vc_row]