segunda-feira , 22 julho 2024
Home Educação Projeto ‘Brinque e Aprenda’ estimula alimentação saudável nas escolas municipais
Educação

Projeto ‘Brinque e Aprenda’ estimula alimentação saudável nas escolas municipais

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A nutricionista Francis Marta Dorte Rozante em parceria com a Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios) e Cesans (Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) deu início na quinta-feira (24), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria do Carmo, ao projeto ‘Brinque e Aprenda’. O contato com frutas, verduras e legumes buscou aguçar em 15 alunos a curiosidade em consumir alimentos saudáveis. A capacitação foi coordenada pelas nutricionistas Etelma Mendes Rosa e Katlly Evillin Souza.

Segundo Francis, o objetivo da iniciativa é estimular o aprendizado e mostrar a importância do consumo de frutas e hortaliças nas refeições. A ação também realizou oficina culinária e os alunos puderam preparar sanduíche de banana, espetinho de frutas e suco de abacaxi com couve. “O projeto tem como objetivo conscientizar o aluno sobre a importância de uma alimentação saudável, bem como despertar o interesse pela culinária”, disse.

Francis explicou que ela estará reproduzindo o projeto aos demais alunos da Maria do Carmo e posteriormente para as outras escolas da rede municipal de ensino. Para complementar o aprendizado, as crianças vão conhecer na chácara municipal ‘Alípio Celestino da Costa’ a plantação e a produção de alimentos orgânicos.

O projeto quer combater o índice de obesidade e sobrepeso nas escolas municipais, de acordo com a nutricionista, encontra-se em torno de 33%, índice considerado muito alto na escola Maria do Carmo. “Foram avaliado 290 alunos e o percentual de obesos e sobrepeso ultrapassaram 37%”, frisou. Os dados foram obtidos durante avaliação antropométrica realizada pela equipe multiprofissional do Nasf (Núcleo de Apoio à Família).

A nutricionista recomentou aos pais que evitem o uso de alimentos processados como macarrão instantâneo, bolachas recheadas, refrigerantes, doces e sucos industrializados, embutidos como presunto, salame, linguiça, salsicha, entre outros produtos. “É preciso aumentar a ingestão de legumes, verduras e frutas, utilizar alimentos in natura e fazer atividade física. Estamos aumentando a oferta de saladas e reduzindo ao máximo o uso de produtos industrializados”, finalizou.

 Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”7376,7377,7378,7379″ img_size=”full” title=”Educação nutricional”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

destaqueEducação

Escola Maria do Carmo mantêm tradição de festa junina

A festa junina é uma tradição que passa de geração a geração,...

destaqueEducaçãoSem categoria

Brincadeiras e comidas típicas marcaram a festa junina da escola Odete Feroldi

A Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Prof.ª Odete de Oliveira Feroldi...

destaqueEducação

Governo do Município inaugura escola ‘Prof. Maria Duarte’ no Bairro Interlagos

O Governo do Município inaugurou nesta sexta-feira (24) a escola de ensino...

destaqueEducação

Dia Internacional da Biodiversidade: alunos participam de palestra para refletir sobre a existência do planeta

Já pensou como seria o planeta sem os principais problemas ambientais como...

Tamanho da fonte