A Divisão de Vigilância Sanitária participou na última quinta-feira (19), em Araçatuba, do treinamento “Serviços de acupuntura, tatuagens, piercing e remoção de pacientes. O objetivo é ampliar a inspeção e segurança dos pacientes, além de reduzir o risco de danos à saúde. A capacitação foi ministrada pelo médico Marcos Antônio Furtado da GVS XI (Subgrupo da Vigilância Sanitária 11).
Segundo o coordenador da Divisão de Vigilâncias, Luiz Carlos Dias, o treinamento contribuiu para a qualificação do cuidado à saúde para a fiscalização dos estabelecimentos. “A segurança é um dos atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde”, disse.
Luiz salientou que o desenvolvimento de estratégias para a segurança do paciente depende do conhecimento e do cumprimento das normas e regulamentos que regem os estabelecimentos. “Condição básica para que estes estabelecimentos possam dar novos passos, como a elaboração de planos locais de qualidade e segurança, por meio de ações monitoradas por indicadores. A capacitação e muito importante para alinhar conhecimentos, dividir experiências e melhorar cada vez mais a equipe da Vigilância Sanitária”, finalizou.
Participaram do treinamento o coordenador da Divisão de Vigilâncias Luiz Carlos Dias, a enfermeira Claudia Regina Moutinho e a agente de saneamento Silmara Cristina de Carvalho Ataíde.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação