O Departamento Municipal de Saúde realizou ontem (26), no Centro Cultural, reunião para apresentar os membros de apoio para o combate das arboviroses. Os participantes representam setores da sociedade e vão atuar no combate da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
O objetivo da equipe é formular estratégias para o combate das arboviroses e prevenção de epidemias no município. As reuniões acontecem mensalmente. “O controle do Aedes aegypti é muito complexo e é de responsabilidade de todos”, explicou o coordenador da Divisão de Vigilâncias, Luiz Carlos Dias.
Dias frisou que os moradores precisam manter sua residência limpa, sem criadouros do mosquito. “Somente com a união de trabalho e participação de todos os segmentos da sociedade, em especial da população, conseguiremos combater o Aedes aegypti, que representa graves riscos à saúde”, disse.
Para o diretor do Departamento de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, a reunião é mais uma maneira de reforçar e aprimorar as ações e buscar a mobilização dos moradores. “Em parceria, e com todos engajados, será possível combater o mosquito Aedes e prevenir as doenças. Todas as equipes da saúde trabalham para conscientizar as pessoas, seja com a distribuição de folhetos explicativos ou com ações casa a casa, com isso poderemos diminuir as notificações das doenças”, concluiu.
ORIENTAÇÕES
Tampar bem a caixa de água;
Trocar a água de animais de estimação ao menos três vezes por semana;
Não deixar lixo jogado;
Limpar as calhas de água;
Limpar as piscinas;
Colocar areia nos pratos de plantas;
Trocar a água das bromélias com um jato de água forte ao menos duas vezes por semana;
Verificar caixa de inspeção e ralos.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa