O leite materno é o principal alimento para os bebês e o tema ganhou destaque hoje (15) na palestra “A amamentação é a base para a vida” realizada pela fonoaudióloga Vânia Terezinha Nazário Maceno, com a participação de enfermeiras, agentes comunitários de saúde, farmacêutica, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e técnicos e auxiliares de enfermagem. O intuito é chamar a atenção para a importância da amamentação e da doação de leite humano.
O debate mostrou aos profissionais de saúde como a amamentação é benéfica para a mãe e o recém-nascido. O leite reduz as taxas de mortalidade infantil e contribui para a qualidade de vida da população infantil e materna. O município de Buritama também realiza a coleta de leite materno para o Hospital da mulher de Araçatuba.
“Queremos mostrar os benefícios que traz o leite humano. A palestra foi realizada para orientar os profissionais de saúde sobre a forma correta da amamentação e as vantagens do aleitamento materno, promovendo a amamentação exclusiva até os seis meses, podendo ser complementada até os dois anos de vida”, explicou Vânia.
A fonoaudióloga disse que crianças alimentadas com leite materno têm menor risco para desenvolver doenças como hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade. Ela disse ainda que a amamentação reduz as chances de alergias e outras doenças respiratórias, além de diminuir o número de internações no primeiro ano de vida.
Vânia acrescentou que o leite humano contribui ainda para salvar vidas de bebês prematuros. “Ajuda no fortalecimento do bebê, sendo que a amamentação é prática e econômica, aumenta também o laço afetivo entre mãe e filho, fazendo com que o bebê se sinta amado e seguro”, comentou.
Neste mês, conhecido como agosto dourado, a psicóloga Cintia Rodrigues da Silva Souza, profissional inserida no Núcleo de Apoio Multidisciplinar Pedagógico (NASF) também realizou palestras de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Todas as atividades fazem parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno.
Para esclarecer dúvidas e orientar as mulheres sobre a amamentação, o Departamento de Saúde realiza o Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno (PAM) na UBS Jaime Pinto Cunha. O atendimento acontece todas as quintas-feiras, das 7h às 11h. Para se cadastrar no programa basta ligar (18) 3691-1366 que as atendentes passam todas as orientações sobre o grupo de apoio.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa