quarta-feira , 3 julho 2024
Home Educação Professora cria projeto de horta em garrafas pets na escola Castro Alves
Educação

Professora cria projeto de horta em garrafas pets na escola Castro Alves

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Garrafas pets transformadas em canteiro para produção de verduras. O projeto de iniciativa da professora Ana Cláudia Garcia Duarte, da escola municipal Castro Alves, quer estimular a alimentação saudável e incentivar a reciclagem aos seus 18 alunos. O projeto está ligado à educação ambiental e conta com a participação dos pais. A atividade começou na sala de sala e deve ser concluída com o preparo dos alimentos durante a merenda escolar.

A criançada coloca literalmente a mão na massa. Ajudam em todo o processo, desde o plantio até no revezamento para jogar água. O canteiro conta com alface, almeirão, salsinha e couve. O projeto procura mostrar também a importância de se cuidar da horta. A professora preparou recipientes com adubos e outros somente com terra. A intenção, segundo ela, é mostrar aos alunos o processo correto para se produzir um alimento saudável.

A professora explicou que o projeto do meio ambiente foi criado com base nas informações contidas nas apostilas. “Me deparei com o projetinho da mini-horta, então, não tive dúvidas, comecei a realizá-lo, Pedi ajuda aos pais para fazer a mini-horta com o material reciclável”, disse ao acrescentar que durante todo o processo, as crianças recebem informações. “Aprenderam que precisam adubar a terra para dar produtos de qualidade, pois teve plantinha que morreu, por falta de adubação”, comentou.

Todo aprendizado é seguido de uma explicação, entre eles, a importância da água para os seres vivos, a luz solar para o crescimento das plantas e que os materiais reciclados podem ser utilizados para fazer hortas. Ana Cláudia contou ainda que durante o projeto os alunos aprendem o valor nutricional de frutas, verduras e legumes.

“Através deste projeto quero formar crianças pensantes e críticos que possam ser pessoas do bem, que possam fazer a diferença, que cuidem da natureza e do amanhã. Acredito que esses alunos são o nosso futuro e nós, os professores, temos a responsabilidade de mostrar a eles, para termos um mundo melhor, depende dos atos de cada um de nós”, finalizou a professora.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”8881,8882,8883,8884,8885,8886″ img_size=”full” title=”Mini-horta na escola”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

destaqueEducação

Escola Maria do Carmo mantêm tradição de festa junina

A festa junina é uma tradição que passa de geração a geração,...

destaqueEducaçãoSem categoria

Brincadeiras e comidas típicas marcaram a festa junina da escola Odete Feroldi

A Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Prof.ª Odete de Oliveira Feroldi...

destaqueEducação

Governo do Município inaugura escola ‘Prof. Maria Duarte’ no Bairro Interlagos

O Governo do Município inaugurou nesta sexta-feira (24) a escola de ensino...

destaqueEducação

Dia Internacional da Biodiversidade: alunos participam de palestra para refletir sobre a existência do planeta

Já pensou como seria o planeta sem os principais problemas ambientais como...

Tamanho da fonte