A campanha de vacinação antirrábica em Buritama vacinou 3.264 animais. Foram vacinados 1.333 animais na zona rural, sendo 950 cães e 383 gatos. Na cidade, a Divisão de Vigilâncias vacinou 1.620 cachorros e 311 felinos, total de 1.931. O objetivo da campanha é proteger a população contra a raiva.
Todos os cães e gatos a partir dos três meses de vida devem ser vacinados, inclusive fêmeas no cio, gestantes e lactantes, apenas bichos doentes não recebem as doses. É preciso o reforço desta vacina, no prazo de 45 a 90 dias após a 1º dose.
A raiva é uma doença causada por um vírus (Iyssavírus) que acomete o sistema imunológico nervoso central do animal. Pode ser transmitido por meio de mordida, lambida ou ferida. No Brasil, o principal animal transmissor da raiva ao humano e a outros animais continua sendo o cão, responsável por cerca de 90% dos casos.
A recomendação, ao ser mordido por um animal infectado, é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra e procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência. O animal com suspeita de raiva deve ficar isolado por 10 dias em um local seguro, com água e comida. Nos humanos, o tempo varia de sete a 10 dias. Os sintomas são: convulsão, febre baixa, perda de função muscular, excitabilidade, agitação e ansiedade.
Segundo o agente de saneamento, Luiz Carlos Dias, os animais domésticos precisam de cuidados simples, como afeto e proteção. “Para não transmitir doenças e manter-se saudável ele precisa de uma série de vacinas” explicou ao dizer que o Departamento de Saúde realizou uma campanha com muito êxito.
Para Dias, a execução do trabalho na zona rural ocorreu em todas as propriedades e na zona urbana teve posto fixo na Casa da Agricultura, pontos estratégicos nos finais de tarde, casa a casa em locais mais distante e de difícil locomoção dos moradores. “Todo trabalho de desenvolvimento da campanha contou com toda equipe da Divisão de Vigilâncias, principalmente nos postos volantes que foram realizados nos finais de tarde, em vários bairros e aos sábados”, concluiu.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Publicação: 30/10/2018