[vc_row][vc_column][vc_column_text]Com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento da violência”, a 10ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, aconteceu na última quarta-feira (14), no anfiteatro municipal “Elídio Rodrigues”. O evento foi organizado pelo Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Os participantes apresentaram propostas para serem discutidas na conferência regional. Os eixos temáticos foram: Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; Prevenção e enfrentamento da violência contra criança e adolescente; Orçamento e financiamento das políticas públicas para crianças e adolescentes; Participação, comunicação social e protagonismo de criança e adolescente; Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Entre os temas abordados, o destaque ficou para a reflexão do palestrante Alexandre Gil de Mello. O profissional disse que a conferência é uma oportunidade para exercer a cidadania. “Precisamos exercitar esse direito e contribuir para a melhora da cidade. A partir da nossa realidade, podemos avaliar os serviços e propor novas políticas públicas para as crianças e os adolescentes”, explicou.
Para a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, a conferência avalia a política, a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente. “Espaço de debate, reflexão e conexão na agenda dos direitos humanos da criança e do adolescente. Renovação das esperanças; temos que acreditar que estamos melhorando nosso município, o estado, o país nessa área. Acreditar que somente a conexão humana fará o futuro das crianças, um futuro melhor”, contou.
Gislaine salientou ainda que as propostas apresentadas levam em consideração as necessidades do município. “Levando em consideração as especificidades, o objetivo é fortalecer a política de acesso aos direitos da criança e do adolescente no âmbito de ações, conforme propõe os eixos do tema da conferência”, acrescentou ao dizer que a próxima conferência acontecerá em 2020.
A presidente do CMDCA, Marlene Aparecida Rosa, agradeceu a participação de todos os representantes na realização e execução da conferência. “Parabéns ao Governo do Município, a comissão da conferência, a todos os representantes dos segmentos e autoridades que contribuíram com este momento ímpar resultando num trabalho de qualidade, de grande êxito e sucesso”, concluiu.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 19-11-2018
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”9456,9457,9458,9459,9460,9461,9462,9463,9464″ img_size=”full” title=”Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”][/vc_column][/vc_row]