[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) iniciou em setembro a oficina de dança com o professor Thiago Mendes. Os participantes aprendem balé clássico, hip-hop e dança livre, além de serem inseridos em atividades artísticas e culturais. Podem participar todas as faixas etárias e as aulas são voltadas para as famílias atendidas e referenciadas no CRAS.
O objetivo é oferecer cultura, lazer, fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a integração e a troca de experiências entre os participantes. Segundo Thiago, a dança traz benefícios à saúde e deseja valorizar o sentido de vida coletiva. As aulas acontecem todas as quartas e sextas-feiras, das 10h às 11h e das 13h às 17h. As atividades acontecem em grupos e são divididos por jovens, adultos e idosos.
“A atividade promove a integração social e a dança está nas festas, nas ruas e até quem não sabe dançar, consegue fazer os passos. É uma mistura de arte e exercício físico, muitas vezes intenso, respeitando a particularidade de cada um, para agregar saúde e bem-estar ao corpo, a quem pratica essa arte”, explicou.
O professor Thiago comentou que já fez cursos de balé clássico, jazz, lírico, stiletto, dance, bale moderno, bale contemporâneo e dança livre. Entre os benefícios, a oficina ajuda a queimar calorias, aumenta o condicionamento físico, fortalece a musculatura corporal e os ossos, proporciona prazer e bom humor, melhora o aprendizado e a disciplina, retarda o envelhecimento e aumenta a autoestima.
“Sou apaixonado pela dança e por transmitir o quanto ela pode acrescentar na vida das pessoas. A principal meta é garantir que os participantes se superem e com o passar dos dias, já é possível sentir uma transformação interna, que logo será perceptível externamente”, disse ao acrescentar que todos os passos de dança podem ser adaptados diante das limitações físicas de cada pessoa.
De acordo com a coordenadora do Centro de Referência, Camila Sampaio Stella, o órgão desenvolve ações socioeducativas para prevenir situações de risco às famílias em situação de vulnerabilidade social. “O que desejamos com as ações, não é apenas oferecer atividades de dança em si, as oficinas também devem ser socioeducativas, um momento de convívio social e comunitário e de acesso à cultura, esporte e lazer e todos os benefícios físicos e emocionais que a dança traz consigo”, comentou.
Informações pelo telefone (18) 3691-2759 ou no prédio do CRAS localizado na rua Romeu Brito, 475, ao lado da escola Odete Feroldi, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 21-11-2018
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”9516,9517,9518,9519,9520,9521,9522,9523,9524″ img_size=”full” title=”Oficina de dança”][/vc_column][/vc_row]