quarta-feira , 22 janeiro 2025
Home Assistência e Desenvolvimento Social Oficina de capoeira oferece bem-estar físico e mental
Assistência e Desenvolvimento Social

Oficina de capoeira oferece bem-estar físico e mental

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A oficina de capoeira oferecida pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) contribui para a redução do risco social e da evasão escolar. Os professores Rosalvo Verdeiro da Silva Júnior e Alessandro Amores trabalham durante as aulas temas como respeito, tolerância, equidade, cidadania e valorização da vida. As aulas acontecem de quarta e sexta-feira, das 9h às 10h e das 13h às 14h.

Os participantes aprendem o gingado, a luta, o jogo, a tocar os instrumentos e a cantar as músicas repletas de histórias, segundo Júnior, todas as ações estão aliadas a componentes morais e éticos primordiais ao fortalecimento do vínculo familiar e social. “A capoeira não tem limite de idade, podendo ser praticado por crianças a partir dos 4 anos, até a melhor idade. As aulas são adaptadas para cada público, com atividades lúdicas, exercícios corporal e defesa pessoal”, explicou.

Conforme Júnior, a oficina acontece em etapas que inclui a parte física com movimentos, alongamento e jogo de capoeira. Os alunos participam de aulas de música, história e exposição de vídeos. O professor dá aula há 15 anos e já passou por Clementina, Braúna, Araçatuba, Penápolis, Birigui e Zacarias.

O professor Alessandro contou que a capoeira representa a história do País e a cultura trazida da Angola e criada no Brasil. “Ela contribui muito para nosso bem-estar, fortalece todo o nosso corpo. Única arte que se faz ao som de instrumento, dá muita flexibilidade, coordenação motora e disciplina aos participantes”, enfatizou.

De acordo com Alessandro, sua trajetória na capoeira iniciou em 1993. Começou a praticar aos 13 anos. Ele define sua paixão pelo esporte como “amor à primeira vista”. Foram anos de dedicação e competições. Já deu aula em academias, centros comunitários, escolas e Fundo Social. Atualmente, além do CRAS, trabalha na Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Birigui.

A coordenadora do Centro de Referência, Camila Sampaio Stella, disse que a oficina de capoeira é uma das ações socioeducativas oferecidas em Buritama. “Tem sido muito gratificante ver a participação das crianças, uma arte tão bonita acontecendo em nossas ações, trazendo além da atividade física, cultura e integração”, comentou ao salientar que os moradores podem participar, no entanto, ela ressalta que a prioridade é para as famílias atendidas e referenciadas no CRAS.

Informações pelo telefone (18) 3691-2759 ou no prédio do CRAS localizado na rua Romeu Brito, 475, ao lado da escola Odete Feroldi, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 23-11-2018

 [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”9563,9564,9565,9566,9567,9568,9569,9570,9571,9572,9573,9574,9575,9576,9577″ img_size=”full” title=”Oficina de capoeira”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

Fundo Social realiza Juninão em prol da solidariedade

Solidariedade, comidas típicas e boas canções foram alguns dos destaques da 26ª...

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

‘Juninão’ começa amanhã no recinto de festa do peão

Moradores e turistas poderão aproveitar os três dias festa do ‘Juninão’, de...

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

Buritama recebe serviços gratuitos do projeto Cidadania Itinerante; confira os horários

A Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC), por meio da unidade móvel...

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

‘Carreta da Beleza’ irá atender 160 mulheres dos programas do Departamento de Assistência Social

A ‘Carreta da Beleza’ é um salão itinerante com serviços de corte...

Tamanho da fonte