quarta-feira , 3 julho 2024
Home Educação Projeto mostra que alfabetização acontece em todos os lugares
Educação

Projeto mostra que alfabetização acontece em todos os lugares

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Por onde o olhar percorria era possível ver conhecimento. Seja pendurado em uma árvore, fixado nas paredes, na decoração e até nas apresentações culturais. Os celulares dos pais registraram por todos os ângulos a literatura, seja em forma de dança ou leitura. As palavras foram transformadas em paródias, poesias, teatros e até recontadas, tudo ligado a três conceitos: imaginação, alfabetização e liberdade poética.

O projeto ‘Ler, Interpretar, Contar e Recontar’, desenvolvido pelo orientador pedagógico João Vitor Basso Barbosa, em parceria com o Departamento de Educação, despertou nos professores e nos alunos a descoberta de novos personagens e novas formas de contar belas histórias. O objetivo é que a leitura na escola seja marcada por momentos lúdicos e prazerosos no contato das crianças com os textos literários, tendo como estímulo a alfabetização e ao letramento já nos anos iniciais do ensino fundamental.

Durante todo o período letivo, o projeto passou por etapas para criação de histórias em quadrinhos, poesias, teatro, paródias. Todas as atividades contribuem para a formação e desenvolvimento de um aluno leitor e auxilia no processo de alfabetização que acontece em todo período do ensino fundamental.

Segundo João Vitor, a mostra literária realizada nas escolas (Livramento e Maria do Carmo) contribuiu para estimular novos aprendizados. “O resultado surpreendeu, foram tantas apresentações pertentes relacionadas a arte da literatura e o encantamento pela leitura se fez presente, se personificou no palco com as crianças, em cada dobradura, arco feito de poesias e sonhos”, disse o orientador.

O projeto iniciou em março, de acordo com João Vitor. “Todo evento cultural em se tratando de escola é muito importante para o município. Vai melhorar a relação de aprendizagem das crianças, se tornam mais instruídos, a maior importância é o estímulo à leitura e a maturidade no processo de aprendizagem e letramento dessas crianças para que elas possam ir para os próximos anos, fazendo um ensino com segurança”, contou.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 29-11-2018[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”9674,9675,9676,9677,9678,9679,9680,9681,9682,9683,9684,9685,9686,9687,9688,9689,9690,9691″ img_size=”full” title=”Projeto educativo”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

destaqueEducação

Escola Maria do Carmo mantêm tradição de festa junina

A festa junina é uma tradição que passa de geração a geração,...

destaqueEducaçãoSem categoria

Brincadeiras e comidas típicas marcaram a festa junina da escola Odete Feroldi

A Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Prof.ª Odete de Oliveira Feroldi...

destaqueEducação

Governo do Município inaugura escola ‘Prof. Maria Duarte’ no Bairro Interlagos

O Governo do Município inaugurou nesta sexta-feira (24) a escola de ensino...

destaqueEducação

Dia Internacional da Biodiversidade: alunos participam de palestra para refletir sobre a existência do planeta

Já pensou como seria o planeta sem os principais problemas ambientais como...

Tamanho da fonte