[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Fundo Social de Solidariedade aderiu neste ano o projeto “Natal Espetacular e Meio Ambiente Feliz”. A meta era arrecadar garrafas pets para produção de uma decoração natalina. Com a mobilização nas escolas e pela cidade, cerca de 4 mil garrafas foram doadas. O material reciclado foi transformado em três objetos: uma árvore de Natal com 5 metros de altura, um boneco de neve de 2,5 metros e uma vela de aproximadamente 1,5 metro. Cinco famílias participam da confecção da decoração e os voluntários receberam cupons para concorrer a uma TV de 40 polegadas.
A iniciativa quer conscientizar a população sobre o descarte correto das garrafas pets e incentivar os moradores a reciclar os materiais descartáveis. Com o trabalho, menos objetos foram descartados no meio ambiente. O projeto quer ampliar as ações de preservação e oferecer capacitação e geração de renda para as famílias inseridas na confecção da decoração.
Segundo a monitora Rita Cristina de Matos Feroldi, o descarte irregular das garrafas faz com que elas representem um perigo não apenas para a natureza, mas para a saúde do ser humano. “Um trabalho de conscientização que envolve toda a família, incluindo os filhos e amiguinhos de escolas sobre a valorização e cuidados com o meio ambiente”, explicou.
O projeto buscou também oferecer uma nova oportunidade de aprendizado para cinco famílias atendidas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). “A inspiração para o tema natalino nos ajudou a criar a decoração do Fundo Social e o mais importante foi poder retirar da natureza objetos que poderiam prejudicar a saúde animais”, enfatizou Rita.
Para a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, o projeto ofereceu um novo debate a favor do meio ambiente. “Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer a diferença, como por exemplo, a utilização de produtos recicláveis e a destinação correta dos produtos, ações simples que podem representar uma grande melhora para as futuras gerações”, afirma.
De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirley Zacarias dos Santos, a decoração deve aguçar a curiosidade das famílias atendidas diariamente no local, no entanto, ela reforçou que a principal meta foi mostrar que pequenos gestos podem fazer a diferença. “Além da contribuição com a decoração do Natal, desejamos que as pessoas possam ter mais consciência e saber que o descarte irregular, de alguma maneira, causará consequências graves para todas as gerações”, encerrou.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 30-11-2018[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”9709,9710,9711,9712,9713″ img_size=”full” title=”Decoração natalina com garrafas pets”][/vc_column][/vc_row]