O diretor João Fermino Falleiros, do SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama), recebeu convênio de R$ 133.460,00 para adesão a um plano diretor de combate a perdas de água. Uma empresa será contratada e terá seis meses para entregar ao município um relatório sobre o volume desperdiçado de água antes de chegar aos consumidores. O convênio foi liberado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
A meta do plano é adequar os empreendimentos e instalações de abastecimento de infraestrutura, com base nas leis federais e estaduais. A ação contará com serviços de consultoria e planejamento. Com o resultado, a autarquia poderá ter maior controle da produção e distribuição de água, com uma sequência de ações a curto, médio e longo prazo. O trabalho consiste em adequar e melhorar o desempenho das unidades operacionais; monitorar e operar as redes de distribuição setorizadas; controlar e acompanhar os índices de perdas físicas totais dos sistemas e qualificar os benefícios obtidos com as ações realizadas.
Segundo o diretor, o município de Buritama necessita do plano de combate a perdas de água para controlar a produção e distribuição de água. “O município pretende implantar a automação no sistema que permitirá um melhor controle da qualidade de água produzida e distribuída com medidores de vazão nos setores de abastecimento e monitoramento em tempo real para identificação de possíveis vazamentos e ligações clandestinas”, informou Falleiros.
Para João, o plano é de suma importância e deverá influenciar toda organização do setor de saneamento do município. “A qualificação dos quadros funcionais, o desenvolvimento de técnicas operacionais otimizadas e um perfeito controle da produção e da distribuição podem proporcionar respostas imediatas de ações que resultarão em maior eficiência do serviço”, comentou.
Para o governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o convênio permitirá que o SAAEMB faça um estudo de perdas e planejem ações que reduzam o desperdício. “O primeiro passo é saber o que há de informações a respeito do sistema de abastecimento. Ao evitar o desperdício de água, o setor conseguirá atender melhor a população e poderá economizar recursos investidos nas ações de perdas de água”, enfatizou o prefeito.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Publicação: 24-01-2019