sábado , 23 novembro 2024
Home Saúde Saúde intensifica campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya
Saúde

Saúde intensifica campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Começou em Buritama mais uma etapa da campanha para combate ao mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Em algumas cidades da região de Araçatuba e São José do Rio Preto, a incidência dessas doenças está alarmante. O objetivo é alertar a população para um problema sério e bem conhecido.

A ideia conscientizar a população e lembrar que o mosquito de verdade não está brincando e pode levar a óbito. Com o período de chuvas, o Brasil todo fica em alerta. O papel da população é fundamental, é o mais importante de todos. Com a intensificação das atividades, é possível equilibrar essa luta, esse trabalho contra o mosquito.

“Não restam dúvidas que as campanhas para o combate ao mosquito devem passar, obrigatoriamente, pela conscientização da população e não somente com ações de limpeza pelo departamento público. Arrastões e outras medidas de eliminação de criadouros são essenciais, mas sem a colaboração da população não serão suficientes para conter o avanço da doença. É responsabilidade de cada munícipe cuidar do seu espaço”, explica o Agente de Saneamento, Luiz Carlos Dias.

É muito comum nas casas brasileiras, as pessoas guardarem a água da chuva para reutilizar depois; lavar o quintal, regar as plantas. Só que isso é um criadouro ideal do mosquito transmissor, isso porque água limpa e parada é que o Aedes aegypti mais gosta.

Mais uma vez, os agentes alertam que é preciso olhar onde pode acumular água. No pote dos animais de estimação, nas plantas do jardim. Até a geladeira pode virar abrigo para o Aedes aegypti.

Dicas contra a dengue: faça a sua parte

Aproveite para fazer uma boa faxina: jogue fora objetos sem uso como pneus, garrafas, latas, potes, copos e sacolas plásticas.

Coloque terra nos pratinhos dos vasos de plantas para evitar o acúmulo de água. Lave e troque a terra semanalmente.

Contribua com o seu bairro: lixo jogado nas ruas, calçadas e terrenos baldios pode ser foco de dengue. Mantenha a cidade limpa!

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 20-02-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”10696,10697″ img_size=”full” title=”Orientação contra dengue”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

destaqueSaúde

Buritama realiza Dia D de vacinação contra poliomielite e gripe

O Departamento de Saúde realiza neste sábado (8), o Dia D de...

destaqueSaúde

Saúde realiza trabalho educativo em escolas para combater a dengue

Mesmo durante o período de estiagem, os casos de dengue estão aumentando...

destaqueSaúde

Campanha contra gripe tem Dia D neste sábado

Para reforçar a campanha nacional contra a gripe, o Governo do Município...

destaqueSaúde

Confira quem pode receber a vacina da gripe nos postos de imunização de Buritama; ‘Dia D’ será realizado em 13 de abril

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) teve início oficial...

Tamanho da fonte