O prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos e a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social Gislaine Murakami Rodrigues, assinaram repasse de R$ 93.700,51 para a rede assistencial de Buritama. As transferências são feitas por meio do Fundo Estadual da Assistência Social (FEAS) para os municípios. O evento aconteceu na quarta-feira (27), em São José do Rio Preto.
A verba foi liberada aos municípios atendidos pelas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads). Em Buritama, o recurso liberado será aplicado na rede de proteção básica e na proteção especial de alta complexidade. A verba atende os serviços oferecidos para famílias em situação de vulnerabilidade social, em risco social ou com direitos violados.
Segundo a diretora Gislaine, este recurso é essencial para custear despesas com serviços, programas e projetos que são de execução e acompanhamento de famílias referenciadas na Proteção Social Básica e Especial. “Ajudando o governo do município no enfrentamento das vulnerabilidades e riscos sociais através da prevenção, proteção e promoção, ampliando as oportunidades de direitos à cidadania e autonomia, além de resgatar a dignidade do usuário e de sua própria família sendo protagonista de sua própria história/vida”, comentou a diretora.
Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o repasse ajuda nos trabalhos assistenciais desenvolvimentos na cidade. “O recurso contribuirá para dinamizar ações com as famílias em vulnerabilidade social. Acreditamos que o olhar dado e a preocupação do Departamento de Assistência Social contribuem para modificar vidas e dar novas esperanças, de forma que consigam resgatar a autoestima e superar as dificuldades”, disse o prefeito Rodrigo.
Conforme o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é responsabilidade do Estado o cofinanciamento dos serviços, ações e programas sócios-assistenciais. O repasse é realizado de acordo com as ações definidas no Plano Municipal de Assistência Social (PMAS). Com isso, o Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social define como aplicar os recursos estaduais de acordo com a realidade local.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Publicação: 01-03-2019