terça-feira , 23 julho 2024
Home Educação Moradores desafiam o tempo e voltam a estudar no EJA
Educação

Moradores desafiam o tempo e voltam a estudar no EJA

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Cursar uma faculdade é principal objetivo da maioria dos jovens, principalmente porque o diploma é um dos requisitos para a inserção no mercado de trabalho, no entanto, para um grupo de adultos e idosos, a meta é bem diferente. O objetivo é aprender a ler e escrever e para alcançar a meta, os alunos se matricularam na EJA (Educação de Jovens e Adultos). As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nossa Senhora do Livramento.

A professora Juliana Gonçalves Simon Garcia é a fonte de conhecimento para os 26 alunos inscritos no EJA. A média de idade varia de 30 a 70 anos e os estudantes podem fazer do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As disciplinas língua portuguesa, matemática, história, geografia, artes e ciências está na grade curricular. Além de aprender, os novos estudantes começam a conhecer um mundo diferente repleto de letras, palavras e textos.

A velha mística de pedir um favor para solicitar um ônibus, ler uma propaganda de supermercado ou poder estar próximo dos livros, em breve, será uma realidade para os alunos. “Educar e muito mais que reunir pessoas numa sala de aula e transmitir um conteúdo”, disse a professora. Juliana comentou também que o professor da EJA tem que compreender a realidade diária de cada aluno.

“Acreditar nas possiblidades do ser humano, conduzindo assim, ao crescimento pessoal e profissional. Dessa maneira, o educar na EJA e possível e capaz de mudar a vida de uma pessoa permitindo-lhe reescrever sua história de vida”, acrescentou a professora ao dizer que ainda é possível se matricular na alfabetização. Todo o ensino é gratuito e o aluno sem condições financeiras recebe material escolar.

Podem participar pessoas acima de 18 anos que não tiveram oportunidade de estudar ou não concluíram até o 5º ano. Atualmente, além dos alunos de Buritama, seis moradores de Zacarias estão matriculados.

MATRÍCULAS

Os interessados em participar da educação de jovens e adultos devem procurar a escola do Livramento, localizada na rua Marechal Deodoro, 635, no período das 7h às 11h e das 13h às 17h, para garantir a vaga. Informações (18) 3691-1803 e 3691-1411.

Para se inscrever, a pessoa interessada deve levar cópias do RG, CPF e comprovante de residência. As aulas começam no dia 1º de fevereiro. A matrícula deverá ser feita pelo próprio interessado, se maior de 18 anos, ou responsável, em caso de menor de idade.

A Educação de Jovens e Adultos, antes conhecida como supletivo, é uma modalidade educacional criada com o objetivo de democratizar o ensino do Brasil, possibilitando que pessoas que não tiveram acesso à escola na idade convencional concluam seus estudos nos ensinos fundamental e médio.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 02-04-2019

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”11253,11254,11255,11256″ img_size=”full” title=”Educação de Jovens e Adultos”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

destaqueEducação

Escola Maria do Carmo mantêm tradição de festa junina

A festa junina é uma tradição que passa de geração a geração,...

destaqueEducaçãoSem categoria

Brincadeiras e comidas típicas marcaram a festa junina da escola Odete Feroldi

A Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Prof.ª Odete de Oliveira Feroldi...

destaqueEducação

Governo do Município inaugura escola ‘Prof. Maria Duarte’ no Bairro Interlagos

O Governo do Município inaugurou nesta sexta-feira (24) a escola de ensino...

destaqueEducação

Dia Internacional da Biodiversidade: alunos participam de palestra para refletir sobre a existência do planeta

Já pensou como seria o planeta sem os principais problemas ambientais como...

Tamanho da fonte