Home Cultura A diferença entre ler e contar histórias é tema de oficina no Centro Cultural
Cultura

A diferença entre ler e contar histórias é tema de oficina no Centro Cultural

Uma história bem contada consegue aguçar a imaginação e ajuda a incentivar a leitura. O ouvinte é levado a sonhar e passa a ser personagem da fábula. Para atrair novos leitores e resgatar a contação de histórias nas escolas e nas rodas em família, o Departamento de Cultura e Turismo abre inscrições nesta segunda-feira (8) para a oficina “A diferença entre ler e contar histórias”, com a contadora de histórias Fernanda Munhão.

As inscrições são gratuitas e segue até o dia 8 de maio. São oferecidas 30 vagas, por ordem de inscrição e podem participar maiores de 18 anos. Os interessados devem vir ao Centro Cultural “Graciliano Ramos”, com documento de identidade e preencher a ficha de inscrição. A oficina permite definir o ato de “ler” e o de “contar histórias” utilizando diferentes possibilidades de trabalhos.

Nesse processo, os participantes terão contato com obras da literatura infantil (cultura popular e textos autorais), tipos de livros (livro-álbum, livro ilustrado, livro pop up), materiais lúdicos, entre outros recursos que contribuirão para o desenvolvimento de atividades práticas a serem aplicadas com leitores e ouvintes de várias faixas etárias. 

Segundo Luciene de Oliveira Santos, responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, o ato de contar histórias para muitos pode ser um mistério. “As técnicas utilizadas têm base na oralidade e no saber popular. O objetivo é incentivar novas pessoas a serem contadores de histórias e poder fazer parte das atividades do departamento que acontecem no decorrer no ano”, explicou.

A capacitação é oferecida pela Secretaria de Cultura do Estado de Paulo, por meio das Oficinas Culturais e Poiesis (Organização Social da Cultura), em parceria com do Departamento de Cultura e Turismo e apoio do Governo do Município de Buritama.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (18) 3691-1740, pelo e-mail [email protected], ou no prédio da biblioteca municipal que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

SERVIÇO

Oficina: A diferença entre ler e contar histórias

Inscrições: 8/4 a 8/5

Horário: 8h às 17h

Vagas: 30 – Indicação: maiores de 18 anos, por ordem de inscrição.

Data do curso: 8/5

Local: Centro Cultural de Buritama

Endereço: Praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro.

Informações: (18) 3691-1740 ou pelo e-mail [email protected]

MINICURRÍCULO – Fernanda Munhão é contadora de histórias, jornalista e pedagoga, com mestrado em Literatura. Participou de vários festivais de contadores de histórias e ministrou oficinas sobre o tema em todo o Brasil. É integrante da Red Internacional de Cuentacuentos e autora do livro infantil “Mila”.  

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 04-04-2019

Loading

Related Articles

CulturadestaqueTurismo

Prefeitura de Buritama abre inscrições para o “Buritama Tem Talento”.

A Prefeitura Municipal de Buritama, em parceria com o Departamento de Turismo...

CulturadestaqueTurismo

Prefeitura de Buritama promove Caça aos Ovos de Páscoa no próximo domingo

A Prefeitura Municipal de Buritama está preparando uma manhã repleta de diversão...

Culturadestaque

Um mergulho nas emoções: a Jornada de Férias Cultural encantou Buritama.

A magia da infância está em cada riso, cada brincadeira, em cada...

Cultura

Jornada de Férias Cultural em Buritama: Diversão e Aprendizado para Encerrar as Férias!

“Aproveite uma programação especial com gincanas, dinâmicas e atividades culturais que proporcionam...