[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) iniciou hoje (11) a eleição para a escolha da árvore símbolo de Buritama. A votação segue até o dia 20 de maio. A população poderá escolher duas opções: espécies que podem ser plantadas abaixo da fiação elétrica (Pata de Vaca, Quaresmeira, Resedá, Saputá e Manacá de jardim) e outro voto para a escolha de árvores que não devem ser plantadas nas calçadas em que há fios de energia que são: Oiti, Samambaia, Pau Brasil, Clúsia sanguínea e Resedá gigante.
As árvores selecionadas para votação foram escolhidas por meio de pesquisas feitas em catálogos. Participaram da escola os representantes do conselho que conta com sete membros. A seleção levou em consideração o clima, ambiente, formação de raiz, tamanho e beleza.
Os locais de votação serão: SAAEMB (Capitão Vicente Gonçalves, 434), Centro Cultural (Praça Dom Lafaiete Líbano, 16) e Paço Municipal (Avenida Frei Marcelo Manília, 700). Quem tiver interesse em participar da votação é só se dirigir ao SAAEMB e Paço Municipal, das 7 às 17h. Ou no Centro Cultural que atende das 7h às 11h e das 13h às 17h. Não é preciso levar documento. As cédulas estarão ao lado da urna de votação. Haverá ainda fotos das árvores e seu nome científico para que não haja dúvidas no eleitor.
Segundo Letícia Possani, química e integrante do COMDEMA, a votação é uma forma de tornar as árvores escolhidas como representantes da história do município, ajudar na preservação ambiental e ter espécies disponíveis para doação. Citou ainda que será implantado no almoxarifado municipal um viveiro com as espécies da eleição.
“Está sendo solicitado dentro da lei de arborização urbana, além de ser uma diretiva para o programa Município VerdeAzul. As árvores símbolos que sofrerem danos tem na legislação municipal valores acrescidos nas penas”, comentou ao dizer que o município realiza estudo do número de árvores por quadrante.
“Será feito um levantamento de áreas em defasagem e iremos oferecer mudas aos moradores dessas regiões para que plantem em suas calçadas, além de um programa em estudo que sugere que moradores locais ao redor de áreas verdes e praças cuidem desses espaços”, concluiu Letícia.
A árvore mais votada será decretada como símbolo de Buritama e fará parte das comemorações no dia nacional da árvore, celebrado no dia 21 de setembro.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 11-04-2019
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”11363″ img_size=”full” title=”Eleição – árvore símbolo”][/vc_column][/vc_row]