segunda-feira , 22 julho 2024
Home Assistência e Desenvolvimento Social Alunos vão às ruas contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Assistência e Desenvolvimento Social

Alunos vão às ruas contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Uma passeata contra o abuso e exploração sexual reuniu estudantes pelas ruas de Buritama na manhã desta sexta-feira (17). As crianças e adolescentes saíram da praça Dom Lafaiete Líbano e percorreram os bairros da cidade. A proposta é celebrar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Com faixas e cartazes nas mãos, os participantes buscaram sensibilizar os moradores sobre o tema ‘Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater’. Ao longo da semana, aconteceu apresentação de teatro em escolas, produção de poesia, artigo de opinião, cartazes, distribuição de folheto ’18 de Maio’, veiculação de vídeo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), capoeira e demonstração de combate a incêndio e resgate com a brigada mirim.

De acordo com a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida. “A semana foi organizada para que o tema não caia no esquecimento no dia a dia, não fique sendo apenas uma data de lembrança, como se fosse homenagem de alguma coisa, mas que se fale e não se cale e que a denúncia deve ser a palavra de ordem”, encerrou.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Sirley Zacarias dos Santos, o objetivo da passeata é para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é oficialmente no dia 18 de maio. “Devemos proteger nossas crianças e deixá-las informadas sobre o tema. É muito importante que a sociedade saiba que estamos lutando contra isso”, enfatizou.

Em situações de suspeita ou confirmação de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes ou de violência sexual, a pessoa deve procurar o Conselho Tutelar, delegacias, Ministério Público ou o CRAS. As denúncias podem ser feitas ao Disque 100, sistema de atendimento telefônico criado pelo Governo Federal.

O evento foi organizado pelo Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Fundo Social de Solidariedade, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar e bombeiros.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 17-05-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”11983,11984,11985,11986,11987,11988,11989,11990,11991,11992,11993,11994,11995,11996″ img_size=”full” title=”Passeata”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

Fundo Social realiza Juninão em prol da solidariedade

Solidariedade, comidas típicas e boas canções foram alguns dos destaques da 26ª...

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

‘Juninão’ começa amanhã no recinto de festa do peão

Moradores e turistas poderão aproveitar os três dias festa do ‘Juninão’, de...

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

Buritama recebe serviços gratuitos do projeto Cidadania Itinerante; confira os horários

A Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC), por meio da unidade móvel...

Assistência e Desenvolvimento Socialdestaque

‘Carreta da Beleza’ irá atender 160 mulheres dos programas do Departamento de Assistência Social

A ‘Carreta da Beleza’ é um salão itinerante com serviços de corte...

Tamanho da fonte