[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) em parceria com o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), realizaram hoje (17), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), palestra sobre poda de árvores e queimada urbana e rural. O objetivo da ação foi conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente.
Participaram do debate integrantes do Renda Cidadã, Programa de Ação Integral à Família (Paif), idosos e moradores do bairro Livramento e conjuntos habitacionais. A palestra foi coordenada pelo engenheiro agrônomo Sidney Antônio Roseiro Goulart Júnior. A ação contou também com integrantes do conselho do meio ambiente.
Em relação as queimadas, o engenheiro comentou que a ação prejudica o meio ambiente, a atmosfera, os rios, o próprio solo. Outro ponto citado foi o aumento de internações de pessoas com problemas respiratórios. “A melhor forma de evitar as queimadas são as ações preventivas e a meta é estender o debate na cidade”, concluiu o engenheiro agrônomo.
Segundo o engenheiro, as árvores desempenham papel fundamental na qualidade de vida das cidades. Diminuem a temperatura do ambiente, atuam como filtro natural, absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, humaniza a cidade e melhora a qualidade de vida, preserva a biodiversidade do meio urbano, embelezam ruas e casas, absorvem água da chuva e reduzem a poluição sonora.
“As podas devem reduzir ou delimitar o volume da árvore, no sentido de ocupar o espaço disponível, evitando que seja mutilada por podas drásticas ou executadas com imperícias”, explicou Júnior ao salientar que os moradores podem fazer denúncia, basta ligar nos números (18) 3691-1306 ou 3691-2576.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 17-06-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”12361,12362″ img_size=”full” title=”Palestra no CRAS”][/vc_column][/vc_row]