Mulheres podem realizar o exame preventivo do colo do útero, das 9h às 13h, amanhã (10), em Buritama, na Unidade Básica de Saúde ‘Jaime Pinto Cunha’. Além das coletas preventivas, serão feitos testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis. Os exames são feitos gratuitamente na rede pública de saúde da cidade e a meta é atender de 60 a 80 mulheres.
O atendimento será feito por ordem de chegada. O objetivo da ação é a prevenção e caso alguma doença seja diagnostica, a paciente é encaminhada para novos exames e tratamento. O público alvo do programa ‘Saúde da Mulher’ é atender a faixa etária de 25 a 64 anos, principalmente as que trabalham fora durante a semana.
Segundo o diretor do Departamento de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, o exame de Papanicolau, também conhecido como preventivo do colo do útero, é um procedimento ginecológico que é utilizado para detectar alterações e doenças como inflamações, HPV e câncer. “O exame precisa ser realizado uma vez por ano em mulheres que já iniciaram sua vida sexual. É importante participar da ação para fazer o acompanhamento e prevenir doenças”, disse o diretor.
De acordo com a coordenadora de Saúde, Mônica Cristina de Sá Souza, para ter acesso ao serviço, basta se dirigir a Unidade de Saúde, levando o cartão SUS. A recomendação é que mulheres em período menstrual não façam o exame, já que o momento pode alterar o diagnóstico. E citou ainda que para garantir um resultado eficaz, a mulher não deve ter relações sexuais, mesmo com preservativo, nos três dias anteriores ao exame.
“É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade. O exame preventivo é indolor, simples e rápido”, esclareceu a coordenadora.
Serviço
O quê: Saúde da Mulher
Quando: sábado (10), das 9h às 13h
Público: mulheres do município de Buritama
Custo: atendimento gratuito
Local: UBS Jaime Pinto Cunha
Onde: Joaquim Pereira Rosa, 907 – Centro
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Publicação: 09-08-2019