[vc_row][vc_column][vc_column_text]As cuidadoras do Departamento de Educação visitaram a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araçatuba com objetivo de ampliar os conhecimentos sobre educação inclusiva. A meta da ação foi mostrar que os portadores de necessidades especiais são integrantes da sociedade e para acolher bem os profissionais precisam estar aptos ao atendimento. A visita monitora aconteceu no dia 23 de agosto e contou com a participação de aproximadamente 25 cuidadoras.
A APAE é uma instituição consolidada no País e atua há quase 50 anos. Em Araçatuba, atende cerca de 1,2 mil pessoas de toda região, inclusive de Buritama. A associação conta com assistência social, serviço de proteção especial para pessoas com deficiência, habilitação e reabilitação, acolhimento institucional, entre outros.
De acordo com a coordenadora Sandra Elena Fernandes Martinho Pereira, Núcleo de Apoio Multidisciplinar Pedagógico (NAMP), a inclusão de crianças e jovens com algum tipo de deficiência tem aumentado nos últimos anos nas escolas regulares. Para ela, os desafios são preparar os professores e todos os profissionais envolvidos na educação municipal para receber o aluno em sala de aula.
“O mais importante da inclusão é possibilitar o aprendizado e colaborar com a autonomia do aluno, para que consiga ter a livre expressão de ideias e ver que seu esforço pode ser recompensado”, citou ao acrescentar que é preciso incluir o estudante com alguma deficiência na vida pública, “sem excluir ou dizer que não pode”, finalizou a coordenadora.
Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Publicação: 28-08-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”13250,13251,13252,13253,13254,13255″ img_size=”full” title=”Cuidadores na APAE de Araçatuba”][/vc_column][/vc_row]