[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB) e COMDEMA (Conselho do Meio Ambiente) realizaram na quarta-feira (11), palestra educativa para alunos da escola Maria do Carmo Cunha Guerbas. O debate foi concluído na estação de tratamento de esgoto de Buritama. O objetivo da apresentação foi mostrar a importância do tratamento de esgoto e como cada pessoa pode contribuir para evitar danos ao sistema.
O tema ‘Esgoto não é lixo’ foi abordado durante a palestra na escola de ensino fundamental. Em Buritama, o esgoto é 100% tratado. A falta de saneamento básico pode trazer não apenas problemas sociais, mas também ambientais, financeiros e de saúde, por ser um fator importante na disseminação de doenças. O saneamento é uma das ações que mais traz benefícios para a população.
Segundo a química, Letícia Souza Possani, cerca de 50 tipos de infecções podem ser transmitidos para a população, através de água contaminada, alimento e solo. Disenteria, meningite, amebíase e Hepatite A e B, são algumas doenças que podem afetar as pessoas. “Esgoto não é lixo. O bom funcionamento da rede coletora de esgoto depende de todos nós”, enfatizou.
A atividade faz parte do Programa Município VerdeAzul. O programa foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.
O que é esgoto?
São resíduos líquidos provenientes de diversas atividades que, em sua maioria, utilizam água em áreas como cozinha e sanitários. Essas atividades geram efluentes que são encaminhados para a rede coletora de esgoto. Quando os efluentes são descartados indevidamente nos corpos de água contaminam e podem causar diversos problemas à saúde.
Você pode ajudar
- Não jogar material sólido na rede de esgoto para evitar o entupimento,
- Usar detergentes biodegradáveis,
- Ter caixa de gordura nas residências,
- Não canalizar água da chuva na rede de esgoto,
- Evitar descartar produtos tóxicos como querosene, gasolina ou thinner para não contaminar o curso da água receptora.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 13-09-2019
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”13548,13549″ img_size=”full” title=”Palestra”][/vc_column][/vc_row]