quarta-feira , 3 julho 2024
Home Esporte e Lazer Futebol feminino derruba preconceito e ganha espaço em Buritama
Esporte e Lazer

Futebol feminino derruba preconceito e ganha espaço em Buritama

[vc_row][vc_column][vc_column_text]No país do futebol, encontrar mulheres jogando bola nas ruas e quadras poliesportivas não é algo tão comum como se espera. A prática ainda é pouco valorizada e amplamente associada ao universo masculino. Ainda é possível ver brasileiras tendo que jogar com homens para poder praticar o futebol. O desejo das mulheres é ter mais espaço para dizer: “Futebol também é para mulher”.

Em Buritama, o cenário está mudando. Após a revitalização do ginásio municipal, o futebol feminino passou a fazer parte da programação esportiva do Departamento de Esportes e Lazer. A modalidade conta com 25 meninas, entre 14 a 45 anos, e toda terça e sexta-feira, das 19h às 20h30, fazem atividade física e tática, treinam jogadas ensaiadas e se divertem para derrubar o preconceito que é enfrentado com os pés do chão e uma bola de futebol.

Segundo o monitor Rodrigo Cardoso Palma, a retomada da atividade busca formar um time de futebol feminino para disputar competições oficiais pelo interior paulista. Para ele, são os primeiros passos de um projeto que pretende semear esperança e oportunidade para as meninas. “É um momento muito importante que o município está vivendo, com o retorno da modalidade, outras meninas podem participar e ter um espaço exclusivo para treinar futebol”, comentou.

Para Carla Maria dos Santos Pereira, 32 anos, o futebol é um dos esportes que mais chamam sua atenção. “Quando eu vi que iria voltar, após tanto tempo, resolvi praticar. Tenho certeza que iremos dar muito orgulho aos buritamenses”, explicou ao dizer que jogou futebol durante o período escolar. Já Neide Bueno da Silva, 45 anos, foi influenciada pelo grupo de amigos. “O que me motivou a praticar é devido ao condicionamento físico e porque antes não tinha um local próprio para receber a modalidade”, comentou. Andreia Nevack, 33 anos, a motivação veio na união das meninas, nas novas amizades e no companheirismo. “Pretendemos competir e quem sabe levar o nome da cidade e trazer um troféu”, salientou a atleta.

Ana Rita Mendes, 35 anos, comentou que resolveu praticar futsal pela paixão que tem pelo esporte. “Essa modalidade é uma das minhas preferidas. Foi uma ótima ideia ter inserido o futsal feminino, já que é preciso mostrar a importância das mulheres no contexto cultural, dando oportunidades para mostrar que o futsal é um espaço, não apenas para conquistar, mas, sobretudo, mostrar que este espaço também é seu. A mulher, até nos dias de hoje, está buscando vencer barreiras e conseguindo o respeito dentro das quatro linhas”, encerrou.

De acordo com o diretor de Esportes e Lazer, Cristiano Gonçalves de Oliveira, o futebol feminino será uma das atrações deste ano durante as competições no ginásio municipal. “É Buritama fazendo história e contribuindo para que a mulher ocupe o espaço que também é dela”, concluiu.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 25-09-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”13709,13710,13711,13712,13713,13714,13715,13716,13717″ img_size=”full” title=”Futsal feminino”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

destaqueEsporte e Lazer

Vôlei de praia movimentou o parque turístico de Buritama neste domingo

O parque turístico ‘João Simão Garcia’, a prainha de Buritama, ficou movimentada...

destaqueEsporte e Lazer

Departamento de Esportes prepara evento especial para celebrar feriado do trabalhador

A comemoração ao Dia do Trabalhador em Buritama promete agitar a programação...

destaqueEsporte e Lazer

Departamento de Esportes oferece aula gratuita de hidroginástica no Ceret

O programa desenvolvido pelo Departamento de Esportes e Lazer de Buritama retomou...

destaqueEsporte e Lazer

Governo do Município entrega colchonetes e bastões para atividade física na terceira idade

O Governo do Município entregou nesta terça-feira (16) colchonetes e bastões para...

Tamanho da fonte