[vc_row][vc_column][vc_column_text]Após o preparo dos alimentos ou no fim da faxina, objetos utilizados como produtos de limpeza, garrafas de plástico, tampinhas, rolo de papel higiênico são descartados, em alguns casos, de forma irregular no meio ambiente, na contramão dessa ação, em Buritama, professores e crianças das creches, transformaram materiais que iriam para o lixo em brinquedos pedagógicos e divertidos para brincar em sala de aula.
O projeto com sucata iniciou em agosto e conta com a participação das famílias na doação dos materiais recicláveis. Entre os objetos arrecadados estão refil de papel higiênico, cartelas de ovos, garrafas pets, caixa de leite, latinha etc. Ao todo, participam 230 crianças, de 2 a 6 anos, das creches Carlos José Pereira, Nossa Senhora de Fátima, Padre Wladyslaw Musial e Rubens Antônio.
Foram produzidos binóculo de rolinho e dinossauro (papel higiênico), vai e vem e bilboquê (garrafa pets), jacaré e centopeia (caixas de ovos), cobrinhas (tampinhas de garrafas), boliche (garrafas), pebolim (caixa de papelão e prendedores), robôs (caixa de leite) além de jogos de argola, jogo das cores, formas geométricas, sensações e instrumentos musicais.
Segundo a coordenadora pedagógica Hilda Magalhães Antonio, o objetivo do projeto é promover a educação ambiental com a reutilização dos materiais descartáveis. “Queremos proporcionar o lúdico e as brincadeiras com os alunos, promovendo a criatividade na construção dos brinquedos e a conscientização das famílias para a necessidade de reciclar e preservar o meio ambiente”, comentou.
Para a coordenadora da creche Rubens Antonio, Hilda Maria da Silva Ferreira, após finalizar todos os brinquedos haverá uma exposição para mostrar o resultado da transformação do lixo em luxo. “O desejo é conscientizar as famílias para a preservação do meio ambiente. Com este projeto, estamos colaborando com a limpeza e conservação do nosso município, tudo isso com responsabilidade sustentável”, argumentou.
De acordo com a diretora de Educação, Vânia Cristina Frazatti Gambera Dias, a atividade atraiu a atenção dos professores, crianças e familiares. Para ela, o material reciclável desperta novos interesses nos pequenos, podendo desenvolver habilidades e conscientização ambiental. “Ter nas mãos um brinquedo reciclável deixa de ser apenas lazer, a ação passa a oferecer novas possibilidades como a participação na confecção do objeto, estimula a criatividade e de forma lúdica inspira, desde pequeno, as crianças a reciclarem o lixo”, finalizou.
Reaproveitar o material descartável
O projeto de sucata reúne professores e alunos para confeccionar jogos e brinquedos a partir de materiais descartáveis, como garrafas pets, tampinhas de garrafas, caixa de leite, entre outros. A ideia é que as criações se transformem em um instrumento de aprendizado dentro e fora da sala de aula.
A professora Roberta Ramos de Souza, 52 anos, disse que o projeto é uma ferramenta para ensinar os alunos, familiares e os funcionários a contribuir para uma sociedade mais consciente em relação ao reaproveitamento e reuso de materiais que seriam descartados na natureza.
“Acredito que ensinamos muito mais por exemplos do que apenas por palavras. Quando ensinamos e vivenciamos a prática de nossos projetos eles registram mais e melhor. Mesmo pequenos eles têm todas as perspectivas de boas aprendizagens”, disse.
Roberta salienta que ao incentivar ações que influenciam a participação das crianças, mudanças de comportamento podem acontecer gradativamente na vida deles. “Creio que influencia muito e positivamente para agirem com consciência para uma vida mais sustentável”, explicou.
Segundo a professora Rosineide Aparecida de Oliveira Alves, 51 anos, a preocupação em preservar o meio ambiente deve fazer parte da rotina de todos. “Nunca é cedo demais para começar a desenvolver o assunto com nossas crianças mesmo sendo na creche. Criar uma consciência ecológica neles, ainda na infância aumenta ainda mais a chance de que sejam adultos engajados na preservação do meio ambiente”, reiterou.
Conforme Rosineide, trabalhar o projeto em sala de aula vai muito além de simplesmente despertar a consciência. Para ela, o intuito é oferecer situações que possibilitem reflexão, aprendizado e destino correto dos descartáveis. “As crianças compartilham o que aprende na escola com os pais e familiares, o que aumenta mais o conhecimento sobre a necessidade em dar um destino adequado aos lixos recicláveis, com isso, fazemos com que as crianças, sejam de fato, a diferença no mundo”, concluiu.
Lixo em brinquedos pedagógicos
Reaproveitar o lixo em matéria prima para produção de brinquedos é uma maneira de transformar o material descartável em arte. Para os pequenos Kaua Viana Rodrigues Marchetti (5 anos), Gustavo Torres Azevedo (5 anos) e Sanndy Mel de Oliveira (4 anos) a diversão foi completa ao ajudar na produção dos brinquedos.
Para as crianças foi uma oportunidade para ajudar a monitora a fazer instrumentos musicais e brinquedos. As tintas coloridas e os materiais, aos poucos, se transformaram e fizeram a alegria de toda turma. Sanndy disse que ajudou a fazer um dos brinquedos: a cozinha. “Eu levei para a escola tampinhas, gostei de fazer, é muito divertido”.
Gustavo, mesmo tímido, disse que é importante reciclar. “Eu trouxe para a escola tampinha de garrafa para ajudar no projeto”, explicou. Kaua achou muito legal fazer os instrumentos musicais. “É divertido. É muito bom ver o material virar um brinquedo. Aí a gente não poluir a natureza”, afirmou.
O que os pais acham?
Um projeto socioambiental mudou a rotina nas creches de Buritama. Para os pais, a iniciativa agradou e para os pequenos é uma foram de descobrir que o material jogado fora pode ser reciclado e transformado em novas peças.
Julia Watanabe de Almeida Coelho, 29 anos, mãe de Pedro Henrique de Almeida Coelho, 3 anos, a ideia chamou sua atenção. “Acredito que trabalhar com a imaginação da criança é maravilhoso, assim como os livros, a reciclagem faz com que as crianças consigam imaginar, por exemplo, uma garrafa pet em um foguete. Tenho dois filhos, até engraçado falar, mas uma simples tampa de detergente se tornou um Beyblade [brinquedo], desde novos admiram a arte de reciclar e dar uso as coisas que iriam para o lixo”, frisou.
Para Kátia Camila Bezerra Barreto, 22 anos, mãe do pequeno Antony Felipe Ferreira Barreto, 4 anos, o projeto ensina a importância da reciclagem. “Ensina as crianças desde cedo que esses objetos sejam transformados em um novo produto. Desse modo, o resíduo não será lançado no ambiente causando danos. Esse processo, portanto, garante a redução do lixo em nosso planeja”, enfatizou.
Segundo Bruna Gonçalves Vilela, 25 anos, mãe de Lucca Gonçalves Soares, 4 anos, o projeto é interessante porque a criança aprende a se desenvolver e aprende que se pode transformar lixo em brinquedos e atividades pedagógicas. “Cada morador deve cuidar do seu lixo, separando os reciclados dos orgânicos e assim contribuindo para a preservação do meio ambiente. E assim tudo o que prejudicaria o ambiente é aproveitado em decorações e lembranças. As crianças já crescem sabendo valorizar o que temos de mais precioso que é a natureza”, finalizou.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 23-10-2019
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