[vc_row][vc_column][vc_column_text]Para evitar novos casos de ataques de escorpiões em Buritama, o Departamento de Saúde, por meio da Divisão de Vigilâncias, intensifica os trabalhos de prevenção e captura do animal peçonhento. Para diminuir a incidência de casos, funcionários fazem busca ativa durante o dia e também no período noturno. Os agentes também realizam busca na casa dos moradores e atendem notificações de acidentes.
Este ano já foram notificados 107 acidentes, sendo 47 casos na zona urbana, 54 em propriedades rurais e 6 em cidades vizinhas. Em 2018, foram 156 acidentes, com 74 na cidade, 76 casos na zona rural e 6 em outros municípios.
Entre as medidas preventivas estão manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar, não jogar lixo em terrenos baldios, eliminar fontes de alimento para os escorpiões como baratas, aranhas e grilos, remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado, manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões e rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas (o reboque ajuda a evitar que o escorpião se aloje e procrie, além de facilitar a sua visualização e captura).
Para o Agente de Saneamento, Luiz Carlos Dias, a população precisa colaborar para o controle de escorpiões no município. “Não jogar resto de comidas e entulhos em terrenos, não jogar folhas e lixo nos bueiros. Cada medida pode ser um fator determinante para evitar novos casos”, explica.
Luiz acrescentou que essas estratégias de controle voltadas a prevenção reduz o número de acidentes de escorpiões no município. “O problema está associado ao crescimento desordenado de centros urbanos que propiciam condições cada vez mais favoráveis à proliferação desses animais, através do aumento das condições de abrigo ou alimentos nas áreas urbanas”, informa.
De acordo com o diretor de Saúde, a picada do escorpião pode causar a morte, principalmente entre crianças e idosos. “Quem for picado deve lavar a região lesionada com água e sabão e procurar imediatamente o atendimento médico”, enfatizou.
Para registrar o aparecimento de escorpiões e tirar dúvidas, o morador pode ligar no telefone (18) 3691-3782. A Divisão de Vigilâncias fica na rua Rio Preto, 755 – Centro, atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
AVALIE SUA RESIDÊNCIA
- Telar ralos nas áreas internas e externas;
- Vedar frestas nas paredes, janelas, portas e piso;
- Instalar tampa em pontos de luz e caixas de fiação;
- Rebocar paredes e muros;
- Limpar e organizar depósito de materiais;
- Controlar a presença de baratas e outros insetos;
- Acondicionar bem alimentos e o lixo da casa;
- Providenciar limpeza de terrenos, quintas e jardins;
- Recompor tampas de caixas de gordura e de passagem;
- Retirar entulhos, pedras, madeira ou tijolos acumulados.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 23-10-2019
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”14131,14132,14133,14134,14135″ img_size=”full” title=”Busca ativa noturna”][/vc_column][/vc_row]