quarta-feira , 3 julho 2024
Home Casa da Agricultura Casa da Agricultura realiza 6ª campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos
Casa da Agricultura

Casa da Agricultura realiza 6ª campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Casa da Agricultura de Buritama realizou hoje (28), no recinto de festa do peão ‘Odilon Ferreira de Almeida’, a 6ª campanha itinerante de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos. O material recolhido é encaminhado para o centro de recebimento mais próximo, que fica no município de Bilac, onde serão compactados e destinados a unidade de reciclagem. A ação reduz o risco à saúde e a contaminação do meio ambiente. A última edição aconteceu no dia 23 de maio, com a participação de 15 produtores, ao todo, foram entregues 2.837 recipientes.

O agricultor tem o prazo de até um ano, contando após a compra dos produtos, para devolver as embalagens vazias junto com as tampas e rótulos na unidade de recebimento indicada na nota fiscal do produto. Os recipientes devem ter a tríplice lavagem e devolvidas em cumprimento a lei 9.974/2000. A ideia é proporcionar principalmente a esse pequeno produtor o acesso à devolução de embalagens vazias dos agrotóxicos, retirando esses materiais do meio ambiente.

Pelo menos 95% das embalagens de defensivos agrícolas podem ser recicladas. As embalagens são feitas com um plástico mais resistente e até de metal. Segundo a engenheira agrônoma, Patrícia Yaiko Nakatu Duarte, a entrega dos recipientes vazios é obrigatório. “É valido lembrar que a nossa legislação federal disciplina a destinação final de embalagens vazias e determina as responsabilidades para o agricultor, o revendedor e para o fabricante”, explicou ao dizer que os recipientes destinados para a reciclagem poderão ser transformados em caixa de luz, madeira plástica, conduítes para fiação elétrica, entre outros produtos.

Segundo Patrícia, o não cumprimento poderá implicar em penalidades previstas na legislação específica e na lei 9.605/1998 que diz sobre crimes ambientais, como multas e até pena de reclusão. “Com essa coleta itinerante nós estaremos ajudando os nossos produtores rurais a descartarem de forma correta as embalagens de agrotóxico e também a contribuição econômica e ambiental devido a reciclagem dessas embalagens após a tríplice lavagem”, finalizou.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 28-11-2019

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”14522,14523,14524,14525″ img_size=”full” title=”Coleta itinerante “][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

Casa da Agriculturadestaque

Curso ensinou a operar e a manter tratores em Buritama

Moradores de Buritama participaram do curso gratuito de operação e manutenção de...

Casa da Agriculturadestaque

Casa da Agricultura abre inscrições para curso de operação e manutenção de tratores agrícolas

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de operação e manutenção...

Casa da Agriculturadestaque

Casa da Agricultura inicia implantação do programa Rotas Rurais

A Casa da Agricultura em parceria com o Governo do Município de...

Tamanho da fonte