A Secretaria de Estado da Saúde elaborou um material para informar os moradores sobre a doença provocada pelo novo coronavírus, denominada oficialmente como COVID-19. É um vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos registrados ao redor do mundo.
O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, podem ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.
A transmissão ocorre por meio de espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva, contato físico com a pessoa infectada e contado com superfícies contaminadas. Os sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar. O paciente pode ter outros sintomas como cansaço, dores, corrimento e congestão nasal, dor de garganta e diarreia.
Quem esteve em países com casos confirmados da doença e apresentar sintomas suspeitos deve: evitar o contato com outras pessoas; procurar um serviço médico imediatamente e seguir os cuidados recomendados.
Em casos suspeitos, o paciente deve procurar o serviço de saúde. Para os casos graves, a rede estadual de saúde preparou hospitais de referência na capital, no interior e no litoral.
PROTEÇÃO
Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool em gel 70% principalmente após tossir ou espirrar; depois de cuidar de pessoas doentes; antes e depois de comer e após ir ao banheiro.
AO TOSSIR OU ESPIRRAR
- Cubra a boca e o nariz. Use os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. E, se usar, lembre-se de lavar bem com água e sabão;
- Se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos;
- Use, preferencialmente, lenços descartáveis.
PREVINA-SE
- Evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse;
- Procure um serviço médico se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar.
Informações: Secretaria de Estado de Saúde
Foto: Divulgação
Publicação: 16-03-2020