A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) divulgou no dia 5 de junho ranking e classificou Buritama entre as cidades de pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes) como destaque nacional em saneamento básico e saúde, ficando em 19º lugar, entre 1.587 localidades. Está à frente de cidades como: Valparaíso, Jales, Votuporanga, Fernandópolis, Penápolis, Mirassol, Santa Fé do Sul, entre outras.
A pontuação média da categoria para as cidades de pequeno e médio porte é de 495,01 pontos, Buritama atingiu a marca de 497,04 e superou a média nacional, ficando no grupo “rumo à universalização”. Somente 58 municípios do país alcançaram este número, dentre os avaliados.
Os dados apontam que o abastecimento de água em Buritama é de 100%, coleta de esgoto (100%), tratamento de esgoto (100%), destinação adequada de resíduos (100%) e coleta de resíduos sólidos (97,04%). O estudo avaliou ainda 270 municípios de grande porte (acima de 100 mil). Os indicadores avaliados são do no ano de 2018.
O ranking avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos, além de aferir o quanto de esgoto recebe tratamento e se os resíduos recebem destinação adequada. Só entram no ranking os municípios que fornecem ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) as informações para cálculo de cada um destes indicadores.
De acordo como diretor do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), João Fermino Falleiros, o município investe nos últimos anos em melhorias no setor de água, esgoto e nas elevatórias. Citou também que foram adquiridos novos veículos para melhorar o atendimento à população.
“A divulgação dos resultados mostra o compromisso com o saneamento básico dentro da cidade, além de atender com mais qualidade os moradores, as ações também contribuem para a preservação do meio ambiente”, citou Falleiros ao acrescentar que está sendo realizado um plano para evitar e combater perda de água, além de criar um cadastramento da rede.
Segundo o Governo do Município, a pontuação obtida pela cidade garante destaque no Estado de São Paulo e em todo país. O Executivo ressaltou ainda que a divulgação do ranking da ABES acontece durante a semana do meio ambiente e valoriza as ações desenvolvidas durante os últimos três anos.
Pequeno e médio porte – rumo à universalização
Abastecimento de água: 100%
Coleta de esgoto: 100%
Tratamento de esgoto: 100%
Coleta de resíduos sólidos: 97,04
Destinação adequada de resíduos: 100%
Pontuação total: 497,04
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Publicação: 10-06-2020