A campanha de vacinação contra a gripe chega na reta final e será concluída na próxima terça-feira, 30 de junho. O Departamento de Saúde convoca as pessoas dos grupos prioritários para receberem as doses da vacina, visando proteger os moradores para atingir a meta de 90% de cobertura. A imunização acontece na UBS (Unidade de Saúde) Jaime Pinto Cunha, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. É preciso apresentar a carteirinha de vacinação.
Dados do Departamento de Saúde apontam que os números estão abaixo do esperado na 3ª etapa. Na última fase da campanha devem ser vacinados crianças de 6 meses a seis anos (46,17%); gestantes (76,86%); puérperas (86,36%); pessoas com idade entre 55 a 59 anos (48%). Procure com antecedência a unidade de saúde para evitar aglomerações e o uso de máscara é obrigatório.
Neste ano, a vacinação contra a gripe desempenha um papel importante: ela ajuda a proteger contra o vírus Influenza, que apresenta sintomas parecidos com a Covid-19. O paciente protegido evita a sobrecarga nos hospitais e unidades de saúde. Integrantes dos grupos vacinados na primeira e segunda etapa que ainda não foram imunizados ainda podem receber a dose.
“É importante dizer que a vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, no entanto, a campanha acontece para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios, além de proteger contra a Influenza, contribui para minimizar o impacto causado no sistema de saúde por causa da Covid-19”, esclareceu a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mirlene Cristina de Freitas Garcia.
De acordo com recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), a vacina de 2020 previne contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Publicação: 26-06-2020