Integrantes do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa Meio Ambiente) realizam ação para medir o nível de opacidade da fumaça emitida pelos veículos movidos a diesel do Governo do Município. Foram avaliados todos os veículos da frota da administração, entre eles, saúde, educação, manutenção e paço municipal. O objetivo é controlar a emissão de gases e fumaça que degradam o meio ambiente e podem trazer problemas à saúde.
Com o teste é possível verificar se o veículo está bem regulado ou se precisa de manutenção. O método baseia-se na Escala de Ringelmann e está regulamentado pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e pela CETESB. Durante a vistoria foi utilizado um cartão com um furo no centro. Ao redor do furo são impressos cinco padrões de cinza, do mais claro até o preto. A meta é comparar a tonalidade da fumaça aos padrões de cinza.
A atividade faz parte do Programa Município Verde Azul. As partículas de fumaça fora do padrão causam danos à saúde, como irritação nos olhos e garganta, redução da resistência às infecções e doenças crônicas. O trabalho é educativo e orientativo e quer evitar danos ao meio ambiente e aos moradores, além disso, realiza-se mais uma ação do Município Verde Azul.
O COMDEMA está sempre presente nas ações do meio ambiente e informa que novas atividades serão promovidas durante o decorrer do ano.
DATA DA PUBLICAÇÃO: 02/07/2021