Em um mundo onde crianças estão conectadas a videogames, celulares e outras tecnologias, a escola do Livramento inovou com os jogos pedagógicos pintados no pátio. As atividades contam com brincadeiras lúdicas e o aprendizado acontece por todo o circuito. Em cada estação, os alunos aprendem sobre números, cores e podem pular, correr, equilibrar e transpirar com muita diversão.
No Livramento (ensino fundamental), o projeto conta com a participação das professoras de Educação Física: Alciomar Aparecida Ribeiro Guerback e Janaína Cristina Gambera. Os jogos pedagógicos também foram feitos nas escolas Maria do Carmo (ensino fundamental) e Castro Alves (ensino infantil).
De acordo com a professora Alciomar, o desenvolvimento físico é essencial, inclusive para contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Para ela, uma criança que pratica atividade física fica mais disposta, o que melhora a capacidade de raciocínio e concentração.
“O circuito tem por finalidade desenvolver a coordenação motora global, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade, melhorar o tônus muscular, a matemática simbólica e habilidades cognitivas como a concentração”, afirmou Alciomar.
Para ela, a prática esportiva aliada a uma atividade pedagógica ajuda na formação educacional das crianças. “Estas atividades educativas preparam as crianças para a escrita, proporcionando de maneira lúdica um ensino mais criativo e divertido”, comentou ao concluir que a atividade melhora o desempenho das crianças na sala de aula.
Segundo a diretora Eliana Aparecida Gomes, as atividades pedagógicas vão ajudar na interação dos alunos e contribuir com a formação em sala de aula. “O sistema de aprendizagem tem que se renovar, porque eles já nasceram em um mundo interativo”, destaca ao concluir que os alunos estão aprendendo com diversão.
Essa ação atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº: 01, 02, 03 e 04.